Todos temos. Sim, temos, mesmo que em potencial; pronta para ser trabalhada e posta em prática.
Ser paciente é ser uma rocha no meio de um mar, que tudo suporta e permanece inabalável.
Vivemos em uma época estressante. Corremos de um lado para o outro, resolvendo mil assuntos, indo, voltando, nos estressando. A paciência nos livraria de quase todo o estresse que, por ventura, viesse querer nos desestruturar. Ser paciente não é ser indiferente ou fingir que está tudo bem, quando está tudo desmoronando. Ser paciente é ter controle, equilíbrio, saber que toda aquela tempestade irá passar.
(...)
Trânsitos engarrafados, buzinas desesperadas, pessoas xingando-se mutuamente porque estão atrasadas, ou por qualquer outro motivo, mas permanecem no mesmo local, engarrafadas, ainda atrasados e agora estressadas. O estresse nesse caso não irá adiantar, muito pelo contrário, só as faz perder tempo e perder as estribeiras. Já se sabe que está atrasado, sabe a condição do trânsito, não dá pra mudar isso; então senta, coloca uma música que você goste, curta o momento e espere o trânsito melhorar. É, isso pareceu meio irônico de minha parte. Mas tem algo melhor para se fazer?
(...)
Falta de paciência com os erros alheios: o fato mais comum que há.
As pessoas exigem demais das outras, querem que elas sejam perfeitas, impecáveis. E, quando não é assim, as maltratamos, as humilhamos; nos estressamos com elas.
Não diria que se perde a paciência, simplesmente se esquece de usá-la, mas ela está lá, dentro de nós, o tempo todo.
A paciência é uma virtude, claro, isso é um fato indiscutível. Mas é uma virtude que todos podem ter, basta querer. Querer e trabalhar, usar e manter.
Ser paciente também é ser perseverante, convicto que com fé e espera pela hora e o momento certo se chegará ao objetivo.
Exemplos desse tipo de paciência:
- Pessoas que lutam pela vida nas filas de hospitais, esperam por uma vaga para se consultar, fazer uma cirurgia, ou até mesmo conseguir um órgão que será a sua salvação. Mesmo com toda a demora, com toda a dificuldade, elas estão ainda acreditam, elas ainda esperam pelo, quase, milagre.
- Sonhadores que são tachados de loucos por ter sonhos um tanto quanto grandes demais para o corpo pequeno e frágil, mas, ainda sim, permanecem sonhando e lutando, acreditam nos sonhos, esperam pacientemente o seu momento de realizar.
É preciso não perder o controle, não explodir, nos momentos de puro aperto: filas grandes demais, ônibus lotados demais, trânsito devagar demais, pessoas que erram demais e por aí vai. É preciso analisar a situação e enxergar se você tem razão ou não naquela situação, se vale a pena se estressar, se descontrolar com algo e/ou alguém.
Temos que ter a consciência que, muitas vezes, somos seres irritantes também. Às vezes nem é intencional, é algo natural, mas que incomoda o nosso próximo; e é aí que vamos entender o quanto é ruim sentir a impaciência de alguém para conosco.
Trabalhe a sua paciência, busque o equilíbrio entre você e os outros. Não exija demais dos outros, nem de você mesmo.
Está passando por momentos estressantes, está convivendo com pessoas mais estressantes ainda? Mantenha a calma, respire fundo, analise a situação e aja com paciência.
Lembrete: Todos temos paciência, mas geralmente esquecemos que temos. Deixamos o calor da hora nos dominar e acabamos nos queimando ou queimando os outros.
(Erica Ferro)
***
Pauta para o PostIt!
Tema: Paciência.
P.s: Pauta muito mal escrita, estou com sono, atrasada, enfim, foi feita às pressas. Sei que não terei chances dessa vez, mas a intenção, primeiramente, é participar.
Tema: Paciência.
***
P.s: Pauta muito mal escrita, estou com sono, atrasada, enfim, foi feita às pressas. Sei que não terei chances dessa vez, mas a intenção, primeiramente, é participar.
Oiee tudo joia?
ResponderExcluiracho que um dos principais principios de ter uma vida feliz é ser paciênte. mas é quase um arte desenvolver essa paciência !
adorei seu blog ^^
um otimo final de semana!
bjus =*
A vida prega peças e nos testa em situações, paciência pode ser uma virtude mas é muito difícil de consegui-la plenamente, tem dia que nada dá certo e é inevitável.
ResponderExcluirAmeeei seu texto *o*
ResponderExcluirE assim, eu preciso treinar MUITO a minha paciência UAHUEHUEHE
beijos.
ooooooooun, amei mt esse texto e infelizmente nao consegui participar dessa ediçao do post it, já que eu estava com a pauta pronto, mas nao postei. Mas tudo bem, deixa pra próxima !
ResponderExcluirEu também não consegui participar das duas últimas edições do PostIt ou do Blorkutando, mas adorei seu post. Parabéns, Erica! Tu tens escrito cada vez melhor! :)
ResponderExcluirestou treinando minhas habilidades... respira fundo e conta até 3..
ResponderExcluir;*
Parabéns Erica! Primeiro lugar no Post it *-*
ResponderExcluirAh, obrigada pelo elogio viu? Acho que foi a primeira vez que vi um comentário seu, mas que bom que passa sempre. Seja bem vinda e espero que volte e comente mais vezes, adorei o seu blog e o seu texto sem comentários, apesar de você toda humilde dizendo que não tinha chances venceu... isso prova que estava muito bom né?
Bom dia pra você... beijo!
p.s.: Vou te seguir.
Acabo tendo paciência demais com as pessoas, mais do que devia atée. E paciência de menos com as coisas.
ResponderExcluirobrigada pela visita ao blog!!
=)
Eiiii sacudidora de palavras!
ResponderExcluirTá lindo e muito bem escrito seu post, viu?
Como sempre, vc arrasa no jogo de palavras. As idéias sempre muito bem desenhadas. As emoções exatas.
Perfeitinho!
Paciência, na minha opinião, é uma das maiores virtudes do Ser Humano. Acho que penso assim, pois associo essa palavra à Tolerância. Que é o que tem faltado no mundo e para o mundo.
Para um mundo um pouco melhor!
Tá lindo isso aqui!
Adorei a mensagem!
Ótimo domingo!!!
Beijo meu...
Fabricante
paciência? já tive tanta flor =/
ResponderExcluirtanta mesmo...
Às vezes acho que não consigo mais fabricar essa paciência que antes eu possuía!
adorei o texto!!!
bjããooo
Ual, gostei!
ResponderExcluireu concordo totalmente, todos temos paciencia mas esquecemos de usa-la
eu sou MUITO impaciente, sem noção..
mas tenho que mudar, eu sei.
mas eu trato bem as pessoas...
otimo post. parabéns.
(brigado pelo comentário)
vou seguir teu blog, sempre é bom ter algo interessante pra ler, e seu blog é muito bom.