08/04/10

Minha maior paixão é ela



8 dia de abril - dia da Natação

Quando foi mesmo que eu te conheci, Natação? Digo conhecer "cara a "cara". Humm, deixe-me ver se eu recordo... Ah, lembrei! Foi em 2003, não é? Sim, foi! Tão linda você estava, águas azuis que me convidam a invandir-te, um perfume irresistível de cloro. Perfume que não sai mais da minha pele. Nossos encontros são diários; nosso envolvimento cada vez maior. Me perco em você.
Me acho em você. Você é a paixão mais duradoura que já tive e sei que terei até o meu último suspiro. Diria que você é uma paixão ardente, mas já posso considerá-la amor, amor sincero, que cura, que liberta, que cuida. Você cuida de mim como uma mãe, me entende como um pai e brinca comigo como um irmão.
Conversamos através de braçadas, brigamos através de pernadas. Nos reconciliamos através da volta a calma.
Quando quase tudo perde o sentido, então me vem você a mente, Natação. A única que vale a pena em qualquer momento. Você é minha bandeira, minha forma de revolução. É através de você que o mundo saberá quem sou. És elo indestrutível, motivo que me faz acordar cedo pra ir a mais um treino, mas vou feliz, com o coração leve e o corpo numa vontade louca de nadar e nadar e nadar...
Por você, eu abdico de certas boemias, de certas loucuras... Porque você tira qualquer loucura que em mim quer morar.
Posso estar com a cabeça fervilhando, o coração em frangalhos, mas quando começo a nadar, tudo passa, tudo parece tão pequeno e insignificante!
Sou nadadora. Sou atleta paraolímpica. Sou movida a água com cloro. Uso maiô, touca e óculos. Salto para um futuro dourado. Sonho com a consagração na natação paraolímpica. E realizarei.
O que me move é maior do que qualquer sonho que já sonharam ou que eu mesma sonhei. O que me move é uma paixão quase indizível, inexpressável.
O que me move é uma coisa chamada amor pelo melhor esporte do mundo.
O que impulsiona todos os dias é uma coisa chamada natação.
Ela, sim, é a minha maior paixão.

(Erica Ferro)



P.s: Para saber mais sobre a história da natação, clique aqui.
Posso confessar? Não lembrava que hoje era o dia da natação, oficialmente, digamos assim. Marcelo Mayer (um dos maiores e melhores poetas da blogosfera) que me lembrou.
Dia da natação é hoje, é amanhã, e é sempre. Pelo menos pra mim.
Falando nisso, preciso concluir o post, porque tô indo treinar.
Um abraço e até mais!

56 comentários:

  1. Eu não sei nadar. Talvez um dia eu aprenda. Enquanto o seu amor é a natação, o meu é o handebol. Adoro esse esporte. Ele me faz bem em todos os sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Ai que saudade de fazer natação... ontem mesmo estava falando com a minha mãe que sinto vontade de voltar, uma pena eu não ter tempo :(

    ResponderExcluir
  3. Bah, como é legal esse negócio de esporte, independente de qual seja. Gostaria de praticar algum, mas não tenho lá muito jeito, então apenas admiro todos os atletas. Parabéns pra natação, pra ti, pro Cielo, e pra todos os nadadores!

    Beijo, Ferro!

    ResponderExcluir
  4. Acho tão bonito quando alguém tem uma paixão assim, algo que para alguns é tão insignificante pode ser o mundo de outros..
    Sempre que existe sentimento, é assim.

    ResponderExcluir
  5. Lindo o teu aor pela Natação!
    E parabéns pelo Dia de hoje!

    =)

    ResponderExcluir
  6. Ai que lindo. Até uns minutos atrás, não fazia ideia de que hoje era o dia da Natação. Parabéns.

    Você só ficou devendo uma foto tua nadando. Eu ainda não vi...

    Beijo grande*

    ResponderExcluir
  7. Arr a Natação *-* isso me lembra quando eu era menor, ir nadar todos os dias pela manhã. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Coisa linda essa tua paixão, Ericona!

    Parabéns, então : tenho certeza de que a Natação também é apaixonada por ti! ^^

    Dois beijões, flor.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  9. Lindo esse seu amor pelo esporte!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Ter algo que nos impulsione, que nos faça acordar entusiasmado, é maravilhoso. E sendo esporte, então, melhor ainda! Saúde física e mental. Parabéns por ser atleta paraolímpica e por se dedicar com tanto entusiasmo à essa paixão.

    Uma beijoca, queridona.

    ResponderExcluir
  11. Olha, eu sou um sujeito bem comum, então falar de esporte para mim é falar de futebol. Mas isso não me impede de ver certa poesia em outros esportes; basquete eu acho magnífico, e olha que mal chego a 1.65m... natação eu já pratiquei, embora não tenha o menor feitio de nadador (pratiquei quando criança) e bem que gostaria de nadar por hobby, mas não o faço; tenho problema com hobbies. É um problema de disciplina. Aliás, pensando melhor, acho que isto é que dá a beleza em qualquer esporte: a disciplina, o elo, para usar suas palavras. No seu caso, é a natação. Eu poderia dizer que todo esporte é bonito de ser visto e gostoso de ser praticado; mas na verdade eles somente o são se forem praticados com esse nível de ligação emocional.

    Eu sou meio antissocial (ultimamente só saio de casa pra evento de massa se for jogo de futebol), mas gosto de tudo que sirva para aproximar pessoas, sabe? Quando assisto às Olimpíadas na televisão, estou mais interessado nas imagens da torcida do que no jogo que está sendo disputado. O sentimento de união deles é o que transpassa tudo aquilo. Acho que o mundo precisa é de mais confraria. Esporte é isso, vai além da competição. Meus amigos gostam de ver futebol europeu em casa, na TV, e ficar na segunda-feira falando nomes de jogadores alemães, ingleses, e blablablá; pra mim o que interessa é ir ao estádio e abraçar os coroas quando meu querido ABC marca o seu gol...

    De qualquer modo, a diferença na nossa forma de ver o esporte, tem motivo... você é atleta, afinal. Eu sou espectador. Mas eu acho incrível a maneira como essa sensação de querer algo se revigora constantemente. Já organizei, quando fazia movimento estudantil, um torneio paraolímpico multiesportivo. Gosto da sensação de conquista que as pessoas expressam. Um dos papos mais emocionantes que já tive sobre isso foi com outro sujeito que tu talvez conheça, o Clodoaldo Santos Silva, também campeão paraolímpico, e, assim como eu, torcedor do ABC de coração... rs.

    Beijo... até mais (comentei no Divã Cor-de-rosa).

    ResponderExcluir
  12. Fazer um esporte e buscar liberdade, sonhar, realizar, e fazer com o coração é paixão, sorte e muita paz.

    ResponderExcluir
  13. Ahhh, por 5 anos eu fiz natação e por 5 anos eu adorei o que fazia. Depois parei, num lembro pq.

    ResponderExcluir
  14. Opa então que viva a natação.
    EStá uma coisa que sempre quis fazer,aprender a nadar,acredita que eu não sei?
    é eu tenho um certo medo da água,mas é um dos esportes que eu mais admiro.
    Beijo Erica

    ResponderExcluir
  15. o meu relacionamento com a natação não é assim tão intimo, pra falar a verdade acho somos quase que estranhas uma d'outra, devo confessar que água me tranquilisa as vezes, mas devo confessar que tbm que toda aquela tranquilidade me apavora/fato :S

    beijos Erica e até mais :*

    ResponderExcluir
  16. Que saudades daquiii! =D
    Adorei o post flooor! Adoooro nadar também! Não neste patamar, mas ficar boiando é tão bom! *-*


    Beeijos!

    ResponderExcluir
  17. eu não sei nadar haueahe quer dizer, não me afogo, mas não é a minha melhor habilidade, digamos assim aheuahe

    beijão, erica :*

    ResponderExcluir
  18. Um parabéns pra você já que essa é sua paixão, nunca conheci alguém com a mesma paixão com a sua e é muito novo pra mim, fascinante eu diria ouvir você falar sobre isso, que você possa viver muito essa paixão.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Quando o amor e paixão juntas invadem nossos mais profundo compartimentos psicoquimicosemocionais abdicamos de muitas outras "atividades" priorizando o que prazer traz.

    Parabéns pelo Dia da Natação e por sua conquistas.

    Forte abraço com muitas bençãos, Alôha,

    Hod.

    ResponderExcluir
  20. ahh que TUDO!
    ja fiz natação, mas faz um tempo...
    e verdade Mayer é realmente muito bom.
    =p

    ResponderExcluir
  21. Um amor sincero, mais que uma paixão. Algo em que se apoiar em momentos difíceis, sua forma de superação.
    Sempre, a cada dia voltar e recomeçar, treinar e treinar. Lindo, Erica!
    Sabe, sou apaixonada pelo mar, nadar, para mim, é meio que uma conseqüência e uma necessidade que me diverte. Adorei! Como tudo que escreves!
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. espero que entre cuidar, como um irão, como uam mãe sobre espaço para cuidar de gente de carne e osso, ou seja gente que se possa ter tessão

    ResponderExcluir
  23. Aplausos!

    É incrível como você fez de um tema, que para muitos seria banal, uma crônica linda. Nunca iria eu imaginar que você, além de escritora, seria atleta. mais uma vez APLAUSOS!!!
    Parabéns Ericona kkkk ^^,

    ResponderExcluir
  24. Isso foi a narração de uma verdadeira história de amor. Parabéns. Sou também apaixonada assim por alguma coisa. Escrever! É isso que me motiva sempre.
    Ótimo texto e parabéns a todos os nadadores.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Faço natação desde os 5 anos de idade. E existe entre a gente, algo bastante forte e duradouro!
    Também a considero uma das minhas maiores paixões.

    :*

    ResponderExcluir
  26. Lindo Erica, lindo texto!! parabéns pelo dia!!! ehehehe.. nadar é bom demais, mesmo que não seja profissionalmente... =P
    bjusss

    ResponderExcluir
  27. Ai, jura??? Eu gosto de mar, piscina...mas essa obrigação de nadar em dias específicos várias vezes por semana me dá preguiça...aí acabo optando por musculação e ginástica. Mas, nadar faz super bem, né?

    Publiquei a parte 3 da entrevista!!! :)

    ResponderExcluir
  28. Eu adoro natação, fiz durante um ano no clube aqui perto, mas parei de fazer por causa do frio e também porque o horario não é muito bom para mim. Mesmo assim é muito legal, relaxante.

    Adorei o texto xx

    ResponderExcluir
  29. É muito bom ter um esporte qe a gente goste e se identifique! Faz bem ao corpo e a alma! ;*

    ResponderExcluir
  30. Olá nadadora!

    Olha só que máximo!!! Uma atleta de verdade!!!

    Também amo natação mas ainda não ajustei um horário compatível com minha nova vida. Mas agora, lendo você falar dessa forma, fiquei super empolgada em retomar os treinos.

    Quando eu voltar venho aqui te contar. I promess you!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  31. Parabéns atleta!
    E é lindo ver toda essa paixão.
    Nadar, nadar, nadar... vc chega lá!

    ResponderExcluir
  32. Que máximo esse post!
    Queria eu gostar tanto assim de um esporte, sério. Não me identifico com nenhum :(
    Adorei o blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  33. Erica, Erica... Que lindo *-*
    também gosto de nadar, mas não visualizo um futuro dourado pra mim. Mas tomara que esse seja realmente o seu futuro e Boa Sorte!

    beijos,
    Sofia

    ResponderExcluir
  34. Eu nasci no dia da natação? hehe.
    Bem que eu podia andar melhor então.

    Ah, Erica... amo nadar, mas não sou fã de treinar!!! hehe. Já até me chamam de Romária. Mas, prometo que semana que vem eu volto.

    beijos

    ResponderExcluir
  35. Respondendo ao seu comentário: Ainda não sei quantas partes terá o conto, estou escrevendo todos os dias e espero um dia que essa história se conclua, para bem ou para o mal, tanto nas palavras como na realidade.

    ResponderExcluir
  36. É tão bom quando temos algo na vida que realmente amamos e conseguimos fazer bem. "Continue a nadar, continue a nadar, continue a nadar..." rs
    beijos

    ResponderExcluir
  37. eiii, você leva jeito pra prosa também!

    que gostoso ler você assim diferente, mais solta, sem as amarras da rima.

    flui tão bem, vai só acontecendo, quando a gente se dá conta já terminou de ler.

    que coisa, você é melhor que eu. /nunca admito isso

    você sempre se supera, ahn?

    e é nadadora?
    que coisa, eu nem imaginava!
    olha como esse mundo virtual limita algumas coisas, não?
    mas tudo bem, tudo bem, sei que ele multiplica pelo infinito tantas outras. (:

    muito bom te ler nesse novo estilo, Erica, queria ter tempo pra outro post, mas tô com a vida corrida. ;/

    perdão por ter sumido. ;*

    PS.: Para-olímpica? Posso perguntar por quê?

    ResponderExcluir
  38. Que legal essa paixão assim, ainda mais por um esporte tão bonito! Natação! Já quis nadar, mas as coisas foram por outros rumos..
    Mas é muito bom poder se dedicar a algo com tanto afinco, tanto amor.

    ResponderExcluir
  39. Adoro natação tbm. Nadava antes, mas a falta de tempo me afastou das piscinas. O contato com a água é maravilhoso mesmo!

    ;)

    ResponderExcluir
  40. Sacodidora de palavras!!!!
    Nossa, gostei um tantão do teu texto!
    É bom assim né, quando a gente faz algo pq gosta, pq tem paixão!
    E espero um dia poder torcer por vc em alguma olimpíada, hein!!! rs!

    Owww! Não vai me dar bolo não hein... Aguardo um texto teu p/ o meu blog novo!!!

    Beijos nesse coração bonito!

    Milla Borges

    www.millaborges.com/blog
    www.twitter.com/millaborges

    ResponderExcluir
  41. que bárbaro !!!!!!

    amei saber dessa tua paixão... a água é realemente mágica, nos tira parcialmente o "peso", desorganiza a "gravidade", é de matizes lindas, translúcida, de movimentos suaves, forte...

    parabéns, e vá adiante !!!!!

    beijo da sua "fã" !!!!!

    ResponderExcluir
  42. aaah ja tive muitas paixões por atividades...
    mas hj em dia...tudo me entedia fácil..
    tô tão desgovernada que nem sei p onde meus desejos de focalizam..
    :S

    ResponderExcluir
  43. Natação é sensacional. Sem dúvida o esporte de não-contato preferido.

    Em tempo: tu é nadadora paraolímpica tipo o Tiago Pereira (olha eu aqui, mãe) ou tipo a Natalie Du Toit (paraolimpíada mesmo?) Pergunto porque tenho certo interesse na modalidade.

    ResponderExcluir
  44. E eu que não sabia do dia da natação! Só agora, depois de ler seu texto, é que me dei conta. Natação também é minha paixão, meu amor, a única coisa que me faz ter vontade de acordar cedo pra cair na água gelada, de deixar de curtir porque amanhã tem treino. E eu tô nessa vida desde 2000 (mentira, em 2000 comecei a nadar... Treino mesmo foi em 2007)! Haha, beijo.

    ResponderExcluir
  45. A mulher mais PERFEITA que eu já vi: escreve bem, faz esportes, e ainda consegue COMENTAR em TODOS os blogs que segue! Quer mais?
    Uma pena eu não saber nadar :#shuahsua
    Mas parabéns por conseguir afzer parte do incrível mundo da natação. Que coisa mais linda!

    Beijo, Erica!

    ResponderExcluir
  46. Meu, que saudade de nadar!!!!! Era tão feliz. Lembro-me de chegar em casa da nataçao, toda terça e quinta, ligar no cartoon network e assistir metade do scoob doo, porque a aula me deixava morrendo de sono! Mas era uma delícia!

    Erica, desculpe a demora, ok? Vc sabe que tá tenso... -rs; mas eu amo aqui, querida!

    ResponderExcluir
  47. Aimmm adoro nadar!
    Não sou expert, mas gosto demais.

    BeijOs querida

    ResponderExcluir
  48. Jefhcardoso do bom http://jefhcardoso.blogspot.com.

    Í... parece que já me perdi. É sempre assim. Eu saí do meu blog para chamar uma galera para dar uma olhada, e acabei vendo coisa interessante demais, gente interessante demais; acabei dando uma parada, uma lida... acabei mais uma vez perdido na andança por onde os caminhos nos arrastam. Mas é bom. É muito bom.
    Eu vim para falar do meu O Cavaleiro da Triste Figura, e acabei encontrando este lugar. Que lugar!

    ResponderExcluir
  49. Tava com saudades daqui *-*

    Que lindo teu texto tão cheio de sentimentos sinceros envolvendo o teu esporte! Ao lê-lo confesso que senti até uma calmaria!Que coisa boa!!!

    Beijujubas

    ResponderExcluir
  50. que bonito :)

    AAAH, cada pessoa tem a sua paixão escondida não é? ehehehehe.


    beeijos <3

    ResponderExcluir
  51. eu nunca fui muito bem competindo em natação, mas adoro nadar *.*

    ResponderExcluir
  52. Quando você estiver competindo e passar na TV, eu vou querer interromper meu boicote a esse meio de comunicação só pra te ver no pódio, Ericona!

    Então não esqueça de me avisar quando for competir.

    :P

    ResponderExcluir
  53. Continue firme no seu sonho, porque eu tenho certeza que você conseguira realiza-lo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  54. A relação com a água, o mar, é sempre muito forte!

    Se tiver tempo, veja o complemento do meu poema ao mar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  55. Fazer o que se ama é como uma eterna estrada...
    A cada dia se descobre um novo limite...
    E no seguinte descobre que você já o ultrapassou...
    Quero te ver no pódio...
    Recebendo todas as homenagens de uma campeã...

    Bjs

    ResponderExcluir

Olá!
Que bom te ver aqui no Sacudindo Palavras.
Seja muito bem-vindo (a).
Deixa um recadinho pra mim.
Gratidão.
💙