Há riscos que precisamos correr. Riscos estes que podem nos proporcionar o que sempre desejamos. Se der errado, se não for como pensávamos que seria... E daí? Como saberíamos que não daria certo se sequer tentássemos? Erramos, mas foi um erro necessário, um erro que sentenciou de vez a questão.
Há coisas que fazemos que já sabemos que não é algo bom, que não é algo "legal", mas, não sei... Parece que queremos ver no que é que dá, precisamos quebrar a cara, nos ferir e cair do precipício para entendermos e sentirmos na pele as consequências dos nossos erros. E nos arrependemos. Se arrepender não é algo vergonhoso, humilhante. Se arrepender prova que você tem noção do quanto foi falho e o quanto sabe das suas limitações. Eu não posso acreditar que há pessoas que não se arrependem de nada que fizeram ou deixaram de fazer. Na minha opinião, há pessoas que não gostam de mostrar as próprias fraquezas. Gostam de passar a imagem de uma pessoa sempre muito bem resolvida, muito "desencanada". Só que eu ainda alimento a ideia de que, essas mesmas pessoas que aparentam tamanha fortaleza, choram de quando em quando em seus travesseiros, se lamentando por algo que realizaram ou aquela oportunidade perdida de fazer o que tanto se queria fazer.
Não digo que errem sempre. Não digo que se joguem a qualquer tipo de perigo. Que metam a cara sem medo na vida, em qualquer que seja a aventura. Digo, apenas, que não se limitem ao que conhecem, que não tenham medo de sofrer por algo que não surtiu o efeito esperado.
É preciso provar da vida e ser provado por ela. Essa é graça. E, nessa provação toda, os erros estão inegavelmente mais do que presentes.
(Erica Ferro)
* * *
Pauta para o Blorkutando.
Tema: "O meu maior erro foi...".
Tema: "O meu maior erro foi...".
* * *
Cacetada! Apareci por aqui. Como vão?
Olha, trocentos mil anos que não participo do Blorkutando, mas resolvi participar essa semana.
Na verdade, estava pensando nisso hoje, em erros e chances desperdiçadas. Então resolvi escrever e, aproveitando o ensejo, atualizar o blog. Não vou responder todos os comentários do último post agora; não sei se conseguirei responder todos os comentários hoje. Mas enfim, no mais tardar, amanhã passo no blog de todas pessoas que passaram pelo meu penúltimo post. Porque, por mais que ultimamente eu não tenha acompanhado os blogs que sigo, tenho uma certa consideração e respeito por quem me visita.
Um abraço da @ericona pra vocês, blogueiros. E um ótimo fim de semana.
Nada mais natural do que o erro,
ResponderExcluirsempre duvido das pessoas que "nunca" erram.
Olá
ResponderExcluirAdorei seu texto e concordo com ele, em quase tudo, ficou muito mesmo.
Não foi muito fã desses blogs que escolhem os melhores textos, mas boa sorte.
bjs
ser humano que não erra não é ser humano... quem tenta demonstrar que é infalível, peca na vaidade (e na mentira rss)... enfim, dois erros já só de entrada..
ResponderExcluirerrar é do homem, acertar tb.. graças a nossa razão que nos capacita a ver onde erramos, pq erramos e sinaliza pro que devemos fazer pra acertar.. bem, geralmente no mínimo fazer o oposto. heheh.. gostei do que tu falou.. medo de viver tem bem a ver com o medo de sofrer e nessa a gente empaca... nada bom né.
bjssss
Belo texto Erica ^^, não existe pessoas que não eram... existe pessoas fracas que não admitem seus erros/fato
ResponderExcluirAcho que as vezes agente esta tão preucupado em porque erramos que acabamos esquecendo coisas simples que nós cercam.
ResponderExcluirErrar faz parte,mas como admitir nossos erros sem ao menos tentar arriscar um pouco mais ou também as vezes agente esquece que não é, só nós que erramos as outras pessoas também erro, mas nem sempre consegue reconhecer que também pode estar errado.
Você demora 10 anos pra participar de um concurso, mas quando o faz, arrebenta kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirSabe... até no erro se tem um propósito. Não que isso seja uma desculpa para errar. Mas de tudo, algo é aprendido. Assim a vida vai ser valorizando.
Beijos erikitaa :D
Hum... eu odeio errar, Ericona... pq esse seu camarada aqui só faz besteira... hehehe
ResponderExcluirse eu procurando acertar, calculadamente, com planos, estratégias, objetivos e metas previamente definidas, erro à beça, imagina se eu fosse diferente de quem sou... rsrs
xD
Tenho uma paixão intensa pelas coisas certas que fazem bem e são de bom proveito para o ambiente... e concordo, o melhor é admitir que erramos e seguir em frente.
:)
Huum...
ResponderExcluirA proposta de um texto dissertativo ficou muito boa. Reflexão clara e objetiva.
Erros fazem parte, ainda mais quando se tem um ser humano por perto. Somos o maior exemplo de que erros existem, e em diversas proporções.
Que participação mágica essa... Tenho certeza de que conseguirá um excelente resultado, Erica!
-- --
Obrigado pela ultima visita e comentário... Só não chore. Meus textos são para fazer bem aos outros Haha'
Beijo doce! ;*
Erros fazem parte sim do nosso amadurecimento, ainda mais quando estamos dispostos a crescer. Imagina só nos seres humano sempre acertando? O que virariamos? O nosso ego ia crescer tanto que não procurariamos mais crescer e evoluir.
ResponderExcluirBjao saudades de vc, alias vc tmb sumiu ne....hehehe
Admiro a coragem de quem faz do blog uma janela pra dentro de casa, pra dentro da mente...
ResponderExcluirEu só falo amenidades, acho que não conseguiria falar sobre reflexões contundentes.
Bem, vc fala! e é bom seu texto, sabia? rs
bjos
Estas palavras nunca pareceram tão propícias.
ResponderExcluirNossa, faz todo o sentido o que você disse. Muitas vezes nos sentimos tão confortáveis na nossa relação com o mesmo que nos atemorizamos diante da possibilidade em arriscar algo novo. É algo bastante deliciado, principalmente quando damos conta que 'neste algo novo' reside a possibilidade de conquistarmos algo novo e que, pode vir a ser muito significativo.
Gostei de verdade! ;)
Beijos
eu sempre erro, aprendo com os erros, os lapido, e erro muito melhor...
ResponderExcluirMaurizio
falou tudo!!! medo de errar, de sofrer pelo erro todos temos neh, mas deixar de viver por isso tbm... é tolice... xD
ResponderExcluiradorei!
bjsss
O erro já faz parte da natureza!
ResponderExcluirAbraço
Olá, Eri...
ResponderExcluirNão venho aqui há muito tempo, hein? Mas gostei do texto de hoje justamente por que concordo bastante com você. Isso da pessoa não se arrepender? Fala sério. Todo mundo faz uma besteira bem grande que percebe que não foi legal. Só que entendo que, quando a pessoa fala que não se arrepende, é por que quer dizer que faria tudo outra vez. Eu faria tudo outra vez. Aprendi muito com meus erros e não abro mão deles por nada nesse mundo. Todos os lugares por onde passei e todas as pedras onde tropecei são parte do caminho que fiz para chegar na pessoa que sou hoje. E sou metade erro e metade acerto. Sem tirar e nem pôr.
Sem mais, adorei o texto.
gostei muito deste seu texto !
ResponderExcluire obrigada do fundo do coração *
O erro é uma droga de coisa boa que acontece com a gente.
ResponderExcluirGostei do texto e também acho que errar nos faz crescer. Mas eu digo que não me arrependo, sim, e não digo isso porque nunca errei - digo porque se enxergo que o erro me fez crescer, não é motivo de arrependimento! Beijos
ResponderExcluirMuito bom, Ferro!
ResponderExcluirEu resumo toda a minha concordância com o teu texto e exponho meu modo de pensar com a bela frase do Roger Moreira (Ultraje a Rigor - "Agora é tarde"): "É melhor se arrepender do que se fez do que não ter tido a coragem de fazer."
Falar em blorkutando, eu tinha que criar vergonha e participar também, faz tempo que não faço isso...
Boa sorte pra ti, se bem que com esse baita texto vai ser difícil te ganharem, né?
Beijoo
É coisa do ser humano ser assim, tentar esconder seus erros, suas lamúrias.
ResponderExcluirMas vc pelo menos, sempre expõe suas fraquezas, liga o foda-se, extravassa e as vezes deixa tudo pra lá.. Ja vi em vários posts! Assume o que não deu certo. E isso nos ajuda a superar.
Eu concordo com você.
ResponderExcluirNossos erros são tão necessários, mas muitas vezes nos envergonhamos deles, queremos voltar ao passado para corrigi-los.O certo é aprender com cada um deles,não ficar remoendo o que passou.
Beeijo querida ;)
Concordo com cada palavra! Precisamos mesmo apostar na vida sem ter receio de fracassar. Precisamos disso para crescer. AMEI!
ResponderExcluirP.S.: Desconhecido Particular é tenso. Eu escrevo ele sempre que meu lado obscuro ta em prática! KKKKKKKKK Adoro esse conto DEMAIS. Obrigada pelos elogios e já vou avisar pra Mariah :)
"Errar é umanu" Não é isso que dizem? HAAHAHAH
ResponderExcluirMuito obrigada :)
ResponderExcluirFico feliz por você gostar :)
Concordo completamente. Acho que o pior erro que podemos cometer é o de sermos fracos a ponto de não tentarmos. Cara, dá uma agonia miserável não saber como algo vai terminar... é preciso tentar.
ResponderExcluirSe não der certo, senta, chora e depois levanta e anda.
Beijo, mooooça! ^^
Tentar e errar mais tentar. Errar é ruim mais faz parte da vida .-.
ResponderExcluirBeijos
Bom.. herrar é umano não é mesmo?
ResponderExcluirClichê barato e inútil, que eu odeio cometer.
essa historia de cometer erros é beem tenssaa
ResponderExcluirbj
Nossa, está divino.
ResponderExcluirE é pura verdade. Digo que aprendi mais com meus próprios erros do que com os conselhos de minha mãe.
É melhor quando nós mesmos sentimos na pele, não é mesmo?
Nada melhor que tirar boas lições de grandes delizes.
Apareça mais vezes em meu cantinho. Saudades daqui. Obrigada pelas visitas.
E boa sorte no concurso!
Meu beijo.
saboroso(:
ResponderExcluirAhhhh,errar é humano mesmo.E para aprendermos mais sobre essa bela vida, TEMOS que errar sempre *_*.E claro,aprender com os erros!
ResponderExcluir-
Adoro seus textos :)
Beeijinhos!
A vida é assim mesmo: de erros e acertos...
ResponderExcluir...um dia, a gente aprende!!
Beijos, Ericona!!
Oi Erica! :)
ResponderExcluirespero que esteja bem.
nossa, seus textos são sempre incríveis.
mas você tocou num assunto delicado.
as pessoas, generalizando, tem o costume de falar que não se arrepende de nada e vem você dizendo que isso nem sempre a ruim.
é uma ótima forma das pessoas começarem a rever seus conceitos e pensar um pouco sobre 'não me arrependo de nada' e tirar conclusões mais positivas!
adorei, você sempre arrasa.
um beijo e um queijo !
Brilhante colocação, Erica!
ResponderExcluirDecidi por essa também, de arriscar e ver no que dá, ao invés de fugir das possíveis falhas.
Quando ao arrependimento... Sei lá. Tem muita coisa que, se eu pudesse, faria diferente, mas não carrego a sensação de me sentir arrependida por aquilo. Se fiz, 'tá feito. Não tem como chorar o leite derramado e sequer tinha como saber que tal atitude derramaria o leite. O lance é se permitir, deixar levar e ver no que dá.
Beijocas
bom começo de semana.
Errar é inevitável, mesmo, mas aprender com ele é opcional. Quem não aproveita o erro para aprender e se conhecer melhor, fica só com a parte ruim da coisa...
ResponderExcluirBeijos, querida! Adorei o texto.
ℓυηα
acho linda a delicadeza da maturidade... ela vem mansa, e vai entrando na vida da gente....
ResponderExcluirxi... isso vai dar poesia !...risos...
adoro te ler !!!!
beijos na alma
Eu não achei um comentário coerente para expor aqui, mas concordo com tudo que disseste. Acredito que há uma linha bem estreita entre a coragem e o erro. Contudo, prefiro me arrepender do erro cometido advindo da coragem em que tive de arriscar do que da falta dela...
ResponderExcluirBeijos
:*
Porque somos perfeitamente imperfeitos é que vivemos e morremos na dualidade dos erros e acertos, das crenças e das dúvidas.
ResponderExcluirCadinho RoCo
Seja bem vinda!
ResponderExcluirE sim, dará sim!
Bjos!
Te seguindo por aqui tb!
O erro, em si, é sempre ruim. Errar.. Mas a consequência, o aprendizado, é o bom. Nada além de experiências e memórias.
ResponderExcluirNunca mais havia passado aqui. Saudade das tuas palavras.
=*
Ei Erica!
ResponderExcluirPorque você é nossa seguidora viemos aqui avisar sobre a campanha "Ler é Fashion".
Entre nesta moda e participe do super sorteio!
Beijos
Fla e Ge
Equipe "O que elas estão lendo!?"
Concurso? Não. Não estou participando de nenhum. Não que eu saiba. O último que participei foi o do Blorkutando, e este já faz muito tempo.
ResponderExcluirBeijooooos Erica, obrigada pelo carinho. xx
Olá Érica! Sou irmão dela sim.
ResponderExcluirDe vez em quando apareço por aqui para postar algum texto, também andei lendo os teus, minha irmã indicou,
são ótimos!
owwwn!
ResponderExcluirque FODAAA.
Olá Erica,
ResponderExcluirOs erros são doloridos, mas qual aprendizado é fácil... Infelizmente não o conheço. Sempre que precisamos aprender algo há um preço e para cada escolha, uma renuncia!
Vc escreve muito bem! Parabéns!
Bjs e um ótimo inicio de semana para vc e para a Letícia também!
Adoro ler vcs duas!!!!
A arte é a catarse das dores, dos erros. Gostei muito.
ResponderExcluirÉrica tanto tempo visitando seu blog nem me dei conta que não era sua seguidora.
Me avizinhei agora. Para não perder nenhuma atualização sua.
BeijooO*
errar é mais que humano, é necessário pro nosso crescimento, rs
ResponderExcluirMuito bom escrito...
bons dias
os erros estão aqui perto da nós, dentro de nossas ações,não há como imaginar vida em liha reta, alias Platão já escreveu que o ideal, o perfeito só há da imaginação, no mundo das ideias
ResponderExcluirEricoona, minha flor!
ResponderExcluirTodo mundo comete erros. Alguns são tem perdão, outros nem tanto. E olha, eu tenho um certo medo dessas pessoas 'desencanadas' de tudo, e convivo (muito) com uma. Acho que todo mundo, todo mundo MESMO, tem suas fraquezas. Talvez meu problema, seja deixa-las muito aparente :s
Beijo grande ♥
Errar é humano, só depende de nós permanecermos nele ou não!
ResponderExcluirBjo Érica, amo aqui *----*
Eu sou bem rígida com meus erros, é um saco ser assim kkkk
ResponderExcluirMas tb aprendo muito com eles!
E acho que esse é o segredo da vida!
bj
Errar é humano e as vezes é bom errar poruqe aprendemos muito com as decepçoes.
ResponderExcluirSeguindo
Visita meu blog por favor?
www.rimasdopreto.blogspot.com
Obrigado
Bjos
Ah, mas eu já errei tanto. E é tanta dor... demora pra gente perceber que o erro se faz necessário. Mas a gente percebe... algum dia percebe.
ResponderExcluirGosto muito do teu espaço. E de você, ERICONA FERRO! A coisa mais fofa e engraçada do meu Twitter. CACETADA! xD
CONCORDO! Devemos aprender com os nossos erros, e não podemos ter medo de nos arriscar, se quisermos viver de verdade rsrs, bjão amiga!
ResponderExcluirTem razão, erros acontecem, só temos que aprender com eles para não repeti-los.
ResponderExcluirGostei do post! :)
Ainda não conhecia o seu blog, mas gostei bastante deste e de outros de seus textos! Meus parabéns, e conte com minhas visitas. Suas palavras também nos sacodem, acredite.
ResponderExcluirÀs vezes eu costumo dizer que não há coisa mais certa do que errar. E sei muito bem que é supernatural errar - só tenho medo da gravidade do erro. Mas não deixa de ser um ato natural :), não é? Rs
ResponderExcluirUm beijo :*
Adoro quando um texto me faz pensar "Caramba, sua covarde, vai arriscar". E olha que os seus sempre conseguem.
ResponderExcluir:*
Errar não te faz mais burro ou menos inteligente. Te faz humano.
ResponderExcluirMas permanecer no erro aí sim, é outra história...
BeijO Ericona xD
Creio que todos pelo menos tem uma coisa do qual se arrependem, bom, eu tenho algumas. Mas é melhor tentar e errar do que não tentar nada.
ResponderExcluir:)
Os seus textos são uma inspiração para mim!
ResponderExcluirErrar errar, até acertar!
ResponderExcluirParabéns, ótima pauta.
E Obrigada pelas palavras!
Se a gente for enumerar os nossos erros ao longo da vida... Penso que não haveria espaço suficiente.
ResponderExcluirE, permita-me discordar de seu comment lá na redação: seu blog não é de uma nota só. Se é, eu não percebi. Vejo tantos bons posts variados aqui!
E um bjooo!!!
Eu não sei bem o que é o erro. A gente erra quando não consegue o que quer? Quando magoa um outro? Quando não acerta?
ResponderExcluirNão sei bem o que é acertar...
Será que isso tudo existe mesmo?
Às vezes acho que existe a vida e, ahn, ponto, sabe? Sei lá, só às vezes.
Mas errar (seja lá o que for) faz a gente crescer, não é? Pelo menos se a gente tiver bom senso (também não sei o que é ou se é necessário, mas é difícil falar desses assuntos...).
Estava com saudades das suas palavras. E vejo que você também tá lendo "laranja mecânica"! Um bom livro. Não conheço o outro. BOm também?!
Beijo, Erica.
errar, é fundamental para crescermos !
ResponderExcluirBjs.
Oi Erica
ResponderExcluirBelo texto,como sempre...
As vezes tenho receios quando tenho que tomar alguma decisão,começar algo novo,ter uma atitude...Mas ai eu costumo ir na frente do espelho e me perguntar:
-Ei, quem foi que te disse que a vida seria só moleza e que tudo tem que dar certo...
Sabe que sempre saio dessa conversa bem forte e pronta pra encarar o pior, mas sempre nem tudo que parece é...geralmente consigo tirar de letra!!!!
todo mundo sabe que quem não erra não aprende, né? No fundo, todos os erros sempre vão trazer algo de bom pra gente, por menor que seja essa coisa boa. E apesar de doloroso, as vezes, é o jeito da vida nos mostrar o certo e o errado. =]
ResponderExcluirBeijuh, Ericona!
Temos sempre que aprender com os erros =D
ResponderExcluirAmei o texto, e me sinto grata ao BK porque foi por lá que conheci teus textos!
ResponderExcluir:*
Oi Erica, primeiro obrigada pelo comentário no meu blog pessoal!!!
ResponderExcluirA d o r e i o texto!!!
E como diz o Augusto Cury: "Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros."
Bom fds e
Beijos Mil.
Meu Deus! A quanto tempo eu não passo aqui! *-*
ResponderExcluirEstá lindo, o texto está m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!
Amei o novo laaay! *-*
Aproveite enquanto estás nova, Ferro. Chega uma hora em que erros se tornam desastres maiores que o imaginável.
ResponderExcluirCarinho.
Sigamos...
Concordo em gênero, número e grau. Precisamos nos machucar ás vezes para saber que continuamos vivos, né?
ResponderExcluirHá coisas que pensamos, analisamos, e só fazendo mesmo pra saber se é a escolha certa.
ResponderExcluirHá coisas que analisamos, pensamos, e só fazendo pra descobrir se fizemos a escolha certa. ....http://grandeonda.blogspot.com
ResponderExcluirErros são simplesmente necessários, ou não saberíamos o que é "acertar", "conseguir".
ResponderExcluir