21/04/16

Filme: Zootopia


Título: Zootopia
Ano de produção: 2016
Direção: Byron Howard e Rich Moore
Duração: 108 minutos
Gênero: Ação; Animação; Aventura; Comédia; Família; Policial
País: Estados Unidos
Sinopse: Zootopia é uma cidade diferente de tudo o que você já viu. Formada por “bairros-habitat”, como a elegante Praça Sahara e a gelada Tundralândia, essa metrópole abriga uma grande diversidade de animais irreverentes sempre prontos para encarar uma nova e divertida aventura. Quando Judy Hopps chega em Zootopia, ela descobre que ser a primeira coelha da equipe da polícia, formada por animais grandes e fortes, não é nada fácil. Determinada a provar seu valor, ela embarca em uma aventura atrapalhada e bem humorada, ao lado do malandro raposo Nick Wilde para desvendar um grande mistério.

Creio que o fato de eu ser apaixonada por animações não é novidade para os leitores do Sacudindo Palavras. Já devo ter dito isso um bocado de vezes aqui, aliás. Penso que animações são sensacionais e geniais por terem a capacidade de falar do simples e do complexo e de atingir crianças e adultos ao mesmo tempo. Quando li a sinopse de Zootopia, soltei um "Que massa! Preciso assistir no cinema!". Imagina que fantástico uma animação que tem ação, mistério, aventura e comédia etc em doses certas? Assim é Zootopia.

Judy Hopps, uma coelha muito aguerrida, forte, destemida e sonhadora, nos ganha logo no começo do longa. Desde o início de sua vida, ainda uma coelhinha-criança, ela tinha um sonho que, segundo a maioria, era impossível: ser policial. Como uma coelha poderia figurar numa equipe policial, formada majoritariamente por animais de maior porte e fisicamente mais fortes? Judy não sabia como iria conseguir, mas sabia que daria um jeito de alcançar o seu objetivo.

Como podem supor, não foi fácil. Nossa amiguinha penou bastante para se tornar uma policial e, quando enfim se tornou uma, passou por várias situações constrangedoras, típicas pelas quais passam minorias. Ela precisava provar que poderia fazer as coisas, não coisas bobas, mas sim coisas grandiosas e verdadeiramente relevantes. Não sei se foi uma impressão minha, mas notei uma sacada muito boa dos roteiristas e diretores em problematizar o machismo, colocando em cena situações e comportamentos tão naturalizados que, só à luz do feminismo, se pode ter uma outra visão, desprovida de estigmas e livre de preconceitos.

Judy tem uma excelente qualidade: curiosa. E, graças à sua curiosidade, ela se achegou a Nick. E, se de início, foi uma ligação complicada por algumas razões, depois se tornou um elo natural e imprescindível para que, ambos, unidos, pudessem descobrir o que havia de errado em Zootopia. Nick, raposo sacana, bom de lábia e extremamente sagaz, ganha o espectador com facilidade. Judy e Nick, uma parceria inesperada que deu totalmente certo.

Zootopia discorre sobre temas muito importantes, de modo leve, mas certeiro. Machismo, feminismo, pré-julgamentos baseados em aparência, dentre outros assuntos. Uma lição que aprendi com essa animação é que eu, você e todo mundo podemos ser o que quisermos ser. Não nascemos predestinados a fracassar ou a vencer. Nossas escolhas é que irão nos levar além do que jamais ousamos sonhar em chegar. Não importa como somos fisicamente, mas sim o que há por dentro de nós. Nossa força é o que importa. É nosso caráter que vale. São nossas reais intenções que podem sugerir quem somos. Não devemos desistir do que realmente queremos, mesmo diante das adversidades e/ou dos olhares reprovadores e incrédulos. Não podemos perder a fé em nós mesmos, na nossa capacidade de ir além, de nos superarmos e alcançarmos os nossos sonhos mais profundos.

Os personagens são muito bem bolados, cada um com suas características marcantes. Judy e Nick, os protagonistas, são um show à parte. Porém, os pais de Judy ganharam meu coração pela sua fofura e cuidado com a filhota coelha. Eles me desapontaram por conta de alguns posicionamentos, mas que são explicáveis. Sendo assim, estão desculpados (risos). O prefeito e a vice-prefeita de Zootopia têm importância fundamental no desenrolar da investigação. Alguns componentes da equipe policial são simplesmente hilários e eu ri loucamente com algumas cenas. E, caramba, a parte policial da animação não deixa a desejar. Os animais, os ditos predadores de outrora, que na atualidade vivem como seres racionais e sociáveis, passam a agir de modo estranho e alguns retornam aos seus instintos selvagens, irracionais, causando tumulto e pânico em Zootopia. Judy e Nick precisam, então, encontrar respostas para os acontecimentos esquisitos e o desfecho é bom. Não que seja algo fora do comum, mas não é algo besta. A resposta do mistério me satisfez, bem como não achei tão óbvio o personagem que estava por trás de tudo o tempo todo.

A trilha sonora é sensacional! Há uma personagem que é uma espécie de fenômeno pop no mundo de Zootopia. É a Gazelle! Adorei esse nome (risos!). Quem dá voz a Gazelle é Shakira, diva, linda e dona de uma voz inconfundível. Sem mais delongas, corram para ver Zootopia nos cinemas. Garanto que, no mínimo, vocês vão se divertir bastante! Se chegarem a assistir, não esqueçam de comentar comigo o que acharam do filme. Combinado?

Quero deixar dois vídeos bem bacanas aqui, o primeiro é a música-tema de Zootopia e o segundo é o trailer:




Trailer


Erica Ferro

• • 
Fan Page Sacudindo PalavrasTwitter Sacudindo PalavrasFan Page Atleta Erica FerroTwitter Erica Ferro

43 comentários:

  1. Olá ! Eu amo o seu blog, é super agradável e seus grandes bilhetes.
    Segui o seu blog, você siga-me também?
    Beijinhos
    http://obsesionporlalectura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie,
    estou doida para ver este filme, mas nunca consigo rsrsrs

    bjs
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Erica! Tudo bem? Awwwwwwnnnn essa animação parece ser muito fofa e divertida! <3 Quero muito ver. Desde que vi o primeiro trailer que estou ansioso para assistir e agora com esse post minha vontade só fez aumentar! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que meu post aumentou mais tua vontade de ver :D.
      Espero que tu tenhas visto.

      Excluir
  4. Oi Érica!
    Eu adoreeeeeeiiiii essa animação! Eu sou super fã de desenhos, e sempre que tem uma animação nos cinemas eu corro pra ver!
    Adorei as preguiças como funcionárias públicas! Que referência, meu Deus!
    sHAIUshUIAHSIAHs

    Adorei o teu blog! E seu jeitinho de escrever tb!
    Tô te seguindo!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha! De fato, as preguiças como funcionárias públicas foi algo muito bem colocado.

      Excluir
  5. Olá, Erica.
    Eu não muito de assistir filmes, e animações menos ainda. Mas nunca tinha pensado por esse lado de que eles conseguem atingir todas as idades ao mesmo tempo. Gostei e acho que vou ver esse assim que der.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que te mostrei um outro lado. Animações são ótimas mesmo pra todas as idades.

      Excluir
  6. Eu ainda não assisti o filme, mas pela sua resenha eu acredito que essa animação deve ser bem divertida. Às vezes assisto algumas animações e gosto. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Já estava com vontade de ver o filme, mas agora fiquei com muitaaaa vontade após ler o que você escreveu!
    Que bacana uma animação que chega a um público tão amplo abordar temas como machismo e minorias! Isso é muito legal, estou ansiosa para assistir.
    Animações são sempre bem-vindas hahaha

    http://noveplanetas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sacada genial encaixar numa animação temas tão complexos e necessários, como o machismo e minorias. Achei sensacional.

      Excluir
  8. Oi Érica! Caramba eu já estou doida para ver esse filme, também adoro animações, zootopia parece ter uma história bem interessante, ao mesmo tempo divertida e ao mesmo tempo séria trazendo reflexões pra nós! Adorei sua dica, este filme já está na minha lista :)

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Zootopia é tudo de bom! Espero que você já tenha visto. ;)

      Excluir
  9. o filme é uma graça, Erica, uma das animações mais graciosas que já vi. Juddy é uma personagem maravilhosa, divertida, as suas aventuras e desventuras são demais, além do que teve todo um mistério em Zootopia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu também amei, Thaila! Muito gostosa, mesmo!

      Excluir
  10. Acredito que vou amar esse filme. Primeiro porque adoro animações; em segundo lugar, Judy Hopps parece ser o tipo de protagonista em filmes infantis que eu adoro.
    Excelente dica. Vou conferir.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de abril. Serão três vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que você tenha visto e amado o filme. Eu amei e quero ver de novo ♥.

      Excluir
  11. Oi Erica, tudo bem?
    Assisti a esse filme e ainda não consegui organizar um review, mas concordo em número, gênero e grau com você! O enredo é sensacional e os personagens não poderiam ser melhores. ♥
    O filme é ótimo pra crianças, mas melhor ainda pra adultos, que são capazes de compreender suas nuances. Disney arrasou!
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  12. Olá, Erica! Tudo bem?

    Desde que o filme lançou venho vendo uma resenha mais positiva que a outra. Acho muito bacana uma animação trazer à tona assuntos tão importantes, como os que você citou e principalmente de uma forma leve, afinal a animação tem como foco principal atingir as crianças, mas também os adultos.

    Uma ótima semana!
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Renato. Espero que você tenha tido a oportunidade de assistir e se apaixonar por essa animação.

      Excluir
  13. Oie Erica =)

    Minha amiga assistiu a esse filme e adorou. Eu infelizmente não consegui pegar ele no cinema, mas assim que chegar ao Telecine vou assistir sim. Esse filmes parece uma graça *-*

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você assistir, tenho certeza que vai se encantar. :D

      Excluir
  14. Oi Erica!
    Eu adoro animações, ainda mais se for da Disney!
    Estou louca para ver esse filme, mas queria ver legendado e no cinema não tem, então vou esperar mais um pouco.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, entendi. Mas a dublagem é ótima, eu gostei muito. Eu sou fã de filmes legendados, mas animações eu aceito ver dublado =P.

      Excluir
  15. Oi, Erica!
    Eu queria tanto ver esse filme. Sou muito fã de animações e adoro ir no cinema vê-las. Acho lindo como sempre tem uma mensagem maravilhosa por trás dessas histórias que parecem ser tão simples. Já vi que ainda está passando aqui na minha cidade, vou tentar assisti-lo!

    Beijos
    http://aquelaborralheira.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gosta do gênero. Eu espero que você tenha assistido. ;)

      Excluir
  16. Heyyy,
    Quero muiiito ver essa animação, gosto de animações, especialmente em sábados e domingos preguiçosos, melhor ainda se tiver pipoca. Sem falar que adoro as mensagens de filmes/histórias 'infantis'.
    Beijooos <3.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Erica,
    Ainda não assisti Zootopia, mas to bem curiosa por causa da preguiça HAHAHAHA
    Também achei esse nome Gazelle, engraçado.

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! As preguiças trabalhando são uma comédia!

      Excluir
  18. Olá, Erica!
    Tudo bom?
    Menina eu não sou nenhum fã de animação - salvo uma raríssima exceção que é Up Altas Aventuras. Mas tenho que dizer que esse filme é um amorzinho. Ri bastante e fiquei encantado com ele.

    Também adorei a trilha sonora!
    Bjão.
    Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diego, eu já tentei ver Up Altas Aventuras umas quatro vezes. Sempre durmo no meio e acordo no final tristíssima comigo mesma por ter pegado no sono DE NOVO.
      Eu sei que é uma baita animação, mas não sei o que ocorre que eu sempre durmo com ela. Hahaha!

      Excluir
  19. Ainda não vi, mas lógico que já estava na lista, sou apaixonada por animações! O último que assisti foi Divertida Mente e foi incrível!
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu PRECISO assistir Divertida Mente. Todo mundo fala super bem dessa animação.

      Excluir
  20. Oi, Erica, tudo bem?

    Saudade de passar aqui, mas as coisas estavam tão corridas com os meus pais doentes, estou devendo visitas para todo mundo! Mas agora as coisas vão voltar ao normal! \õ/

    Sabe que a última animação que eu assisti porque eu quis foi Procurando Nemo? Juro! Depois assisti Frozen por livre e espontânea pressão dos meus sobrinhos, mas gostei! Não é algo que eu sinta vontade de assistir,mas quando eu assisto eu sempre me divirto.
    Eu assisti ao trailer desse filme no cinema e ele parece ser muito fofo e divertido. Um que eu estou super ansiosa pra ver é Procurando Dory! Amo a Dory, você vai ver? hahahha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tami, eu não fui assistir ainda "Procurando Dory", mas quero muito ir. Espero que ainda esteja em cartaz no fim de semana.

      Excluir
  21. Oiee Ericona! Eu também amo animações... essa ai muitos amigos me falaram para ver porque é muito engraçada e com uma história interessante. ADOROO... gosto muito de conhecer as trilhas sonoras também.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim! Zootopia é ótima em todos os sentidos ♥.

      Excluir
  22. Sem querer, herói Big, Raph demoledor e Zootopia são os meus filmes de animação favoritas e são feitos pelas mesmas pessoas. Alguns ou muitos estão fazendo bem em disney, como você menciona em seu artigo não estão a levar as crianças como tolos e estão a criar produtos cada vez mais inteligentes. Zootopia apreciado por como eles tratam a questão dos estereótipos, torna-se um filme para adultos e crianças. Vai acontecer em breve na HBO (dias e horáriosDisney Zootopia )no caso de você querer ver na liga são vezes, eu acho que é um filme vale a pena estar através sozinho ou acompanhado. SAUDAÇÕES

    ResponderExcluir

Olá!
Que bom te ver aqui no Sacudindo Palavras.
Seja muito bem-vindo (a).
Deixa um recadinho pra mim.
Gratidão.
💙