21/12/15

Ai, que saudade de blogar de verdade!

Depois de eras, eis-me aqui pra fazer algumas considerações: a primeira, e óbvia, é que estou viva! Afinal, não os culparia se vocês já estivessem cogitando a minha morte. Foram 48 dias sem postar absolutamente nada aqui. Nada. Nada mesmo. E isso é muito triste. A segunda, que também é uma consideração óbvia, é que o layout do blog mudou. É, sei que mudei recentemente (mais precisamente em outubro), mas senti o desejo de reformar o meu cantinho novamente. Após passar dias e mais dias procurando layouts grátis (não tenho grana sobrando pra pagar designer) e de não gostar de nenhum, resolvi pegar um layout simples e um plano de fundo do blogger mesmo, investiguei em vários sites como personalizar alguns elementos dele e fiz um banner simplíssimo. Ficou bem singelo, mas eu gostei pra caramba. Sabem o que eu gostei mais na nova cara do blog? As cores! Azul e cinza! O meu cafofo ficou tão mimoso!

E, voltando a consideração de número um, quero fazer uma segunda acerca dela. Ontem, domingo, o Facebook lembrou a minha cara amiga gaúcha Ana Tchê Seerig que há cinco anos ela publicou uma chamada para o blog dela. A chamada direcionava para um texto que ela escreveu em parceria comigo e com uma outra amiga nossa, a Bárbara Farias. Foi, então, que eu parei pra pensar: caracóis, sou blogueira há muito tempo! E, gente, em 2010 eu ainda blogava de verdade. E quando digo de verdade, quero dizer frequentemente. Nessas horas, penso: por que parei de blogar? Por que hoje em dia passo 48 dias sem fazer um único registro na minha casinha? Isso tá errado, muito errado!   

DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO! HÁ CINCO ANOS!Da época legal da blogosfera, com parcerias despretensiosas, e postagens...
Posted by Erica Ferro on Domingo, 20 de dezembro de 2015

Não, eu não perdi o gosto por escrever. Na verdade, conversando com a Ana e Bárbara ontem, percebi que o meu desânimo pra com a blogosfera da atualidade se deve mais ao fato de que, aparentemente, a maioria dos blogueiros de hoje buscar quase sempre a mesma coisa: page views, popularidade, fama etc. Sim, eu sei que quem escreve quer leitores. É óbvio. Mas, antes, havia blogueiros que falavam do que queriam, sem se importar muito se o assunto era atual, polêmico e/ou que poderia render bons números pra o seu blog. O que vejo hoje é quase todo mundo falando dos mesmos livros, das mesmas músicas, dos mesmos assuntos. Enfim, do mesmo tudo. Perdeu-se a autenticidade. Escafedeu-se aquela galera que escrevia despretensiosamente, que se importava mais em escrever do que em tirar as melhores fotografias e adquirir o layout mais badalado e enfeitado. Sinto muita da blogosfera de antigamente. Muita mesmo!

 

Querem saber de uma coisa? Vou procurar voltar às origens. Não vou me privar de compartilhar as minhas bobeiras, de registrar as minhas considerações acerca do que li, vi e ouvi. Vou blogar de verdade, com mais intensidade. Se a maioria busca ser igual, irei justamente pelo caminho oposto. Continuarei a escrever. Prosseguirei nesse caminho de sacudir palavras. Sei que, em algum lugar, em algum momento, alguém há de pegar as palavras que sacudi e fazer bom proveito delas.

Para finalizar, quero compartilhar com vocês uma música pela qual estou perdidamente enamorada. Não tem relação nenhuma com o post, vale frisar. Só queria mesmo deixar registrado aqui, no meu cantinho, que nos últimos dias de dezembro de 2015 fiquei imensamente viciada na música Sorri, Sou rei, de Natiruts.


Erica Ferro

20 comentários:

  1. Que bom que voltou Erica....
    E que bom que quer escrever sobre o que gosta.
    É o que faço ou tento fazer.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tento fazer isso também. Não teria graça se fosse diferente, né?
      =)

      Excluir
  2. Super me identifiquei, também fui da época em que amávamos blogar de verdade, simplesmente por amor a escrita, comecei em 2010, hoje, escrevo bem menos que antes, mas ainda escrevo, pois a escrita ainda está viva dentro de mim, e sinto no blog um cantinho mais que especial. Desejo sorte neste retorno, e que venha muita inspiração, não se importe com fama, com muitos seguidores ou leitores, apenas sinta o que sai do teu coração e siga em frente, escrevendo!

    Um grande abraço, da blogueira Luzia Medeiros.

    http://luzia-medeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, continuarei escrevendo por amor e garimpando blogs realmente feitos por gente que ama o que faz e pouco se importa com números, fama e essas outras bobagens.

      Excluir
  3. "Mas, antes, havia blogueiros que falavam do que queriam, sem se importar muito se o assunto era atual, polêmico e/ou que poderia render bons números pra o seu blog"
    Posso fazer uma lista em ordem cronológica ou em ordem alfabética sobre isso? kkkkkkkkkkkkk
    Nem precisa, já conversamos sobre um pouco hoje e repito aqui:algumas pessoas perdem a originalidade em busca de fama.
    Pena!

    E agora, vê se posta com mais frequência, caralho!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Erica minha amiga das 'antigas' eis aqui uma blogueira das antigas que também sente muita falta daquela época que nós escrevíamos por amor, sem se importar com a popularidade. E acima de tudo poder aprender tantas coisas com vocês desde o inicio, mesmo se perdendo com o tempo. Isso era o que nós dava a esperança, a necessidade de escrever. Hoje as coisas mudaram mas para nós da fase antiga e com certeza a melhor fase guardamos as boas lembranças!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, guardamos as boas lembranças e tentamos criar outras memórias tão (ou mais) felizes que as daquela época.
      Beijo!

      Excluir
  5. Erica, adoro blogar, mas infelizmente tive que ficar apenas com um dos meus blogs, estou afastada pra cuidar bem do Kiko,problemas de saúde! Vamos firmes e fortes ,mas tomara eu tenha alegria de reabrir, depois de tudo isso passado, os meus blogs que tão bem me fazem! bjs, e INTÉ! Obrigadão pelo carinho por lá, que vim agradecer! Feliz 2016!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que vale, né? Fazer algo que nos causa bem. ;)
      Beijo, Chica.

      Excluir
  6. Oi Erica!
    Concordo! Blogueiros têm que escrever sobre aquilo que realmente querem escrever, que querem compartilhar, e do seu jeito. Alguns vão se identificar, outros não. Mas o que adianta leitores que acompanhma o que você faz se não é o que você quer fazer?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí!
      Fazer o que gostamos tem o poder de nos levar além!
      :*

      Excluir
  7. Oi Erica! Concordo com seu desabafo e fico feliz que tenha voltado, eu entrei no mundo dos blogueiros a pouco tempo e já percebi isso ^^
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, sempre volto. =P
      Blogar é algo que gosto demais de fazer.

      Excluir
  8. Quando eu era bem novinha eu tinha um blog pessoal e amava compartilhar meus textos. Hoje optei por falar daquilo que mais amo: livros. E tenho sido muito feliz com isso, independente de um grande público ou não. Tenho conhecido pessoas e outros blogs incríveis e acho que o que mais vale é isso que você diz, se divertir, escrever sem estar o tempo inteiro pensando em adquirir milhares de seguidores, mas os adquirindo por fazer o que faz por prazer. Espero que você retome esse gosto e volte com mais frequência! *_*

    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero isso.
      E olha, você fala com propriedade sobre os livros. Gosto do seu blog. :*

      Excluir
  9. Olá, Erica.
    Hoje me dia os blogs mais parecem feitos para conseguir parcerias com editoras. Você entra em um blog e já tem sorteio disso e daquilo com a intenção de conseguir seguidores. Eu criei um blog para falar do que eu gosto, no caso os livros, e não tenho medo de dizer a minha opinião sincera, coisa que a maioria dos blogs não fazem mais ultimamente. Bem vinda de volta.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Sil. Isso é triste. Acho que é por isso que hoje em dia prefiro não ter parcerias com editoras. O meu compromisso como leitora é comigo mesma e com a minha lista de desejos. Melhor coisa!

      Excluir
  10. Olá,
    Ahei o texto ótimo e muito pertinente, às vezes a gente tem que esquecer essas bobeiras de visualizações, parcerias e coisas comerciais para blogar do nosso jeito, dando 1000 views ou 10. Sabe?
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que eu acho que não me encaixo muito na blogosfera atual e me sentia meio enfadada disso aqui até pouco tempo. O que eu preciso mesmo é encontrar blogs, assim como o meu, despretensiosos, de pessoas que blogam por prazer.
      ;)

      Excluir

Olá!
Que bom te ver aqui no Sacudindo Palavras.
Seja muito bem-vindo (a).
Deixa um recadinho pra mim.
Gratidão.
💙