22 abril 2012

Resenha + PROMOÇÃO: O Vale do Terror - Sir Arthur Conan Doyle


Autor: Arthur Conan Doyle
No original: The Valley of Fear
No Brasil: O Vale do Terror
Editora: Martin Claret
Edição: 2009
Nº. de páginas: 184
Sinopse: Publicado pela primeira vez na Strand Magazine em 1914, e em livro no início de 1915, O Vale do Terror é uma das quatro aventuras longas escrita por Conan Doyle, junto com Um estudo em vermelho, O signo dos quatro e O cão dos Baskervilles. O centro da história se passa nos Estados Unidos, num vale inóspito do Leste, onde uma sociedade secreta implacável comete uma série de crimes e espalha terror na região. A narração tomou como base os Molly Maguires, uma organização que realmente existiu nos Estados Unidos.


Esta instigante aventura de Sherlock Holmes se divide em duas partes.
Na primeira parte, Sherlock Holmes recebe um bilhete codificado, enviado por alguém de pseudônimo Porlock. Holmes e Watson, então, lançam-se à tarefa de desvendar a mensagem. Descobrem: um certo homem, de nome Douglas, corre perigo. Poucos minutos após a descoberta, surge, no apartamento de Holmes, MacDonald, detetive da Scotland Yard, que ocasionalmente pedia o auxílio de Holmes quando se via em dificuldades em suas investigações. Este comunicou aos dois homens que o tal do Douglas, que antes estava apenas em perigo, tinha sido brutalmente assassinado.
Os três rumaram para Birlstone. Lá tomaram conhecimento dos detalhes do crime, mas este mostrava-se horrivelmente intricado.
Sir Arthur Conan Doyle, um dos maiores mestres do romance policial, nos faz criar consideráveis teorias. Suspeitamos da esposa do Sr. Douglas; de seu amigo, Cecil Barker; estranhamos o depoimento do mordomo, Ames, e da velha governanta Allen.
Porém, como todo bom romance policial, nada é o que parece. A solução que Sherlock Holmes nos apresenta no fim da primeira parte é espetacular, e literalmente, nos deixam boquiabertos.
Seguindo a técnica usada em Um estudo em vermelho, a segunda parte da estória conta como tudo se deu, nos é apresentada toda a estória, obtemos conhecimento acontecimentos cruciais para que entendamos a razão do crime mostrado na primeira parte.
Como sempre, Conan Doyle sabe impressionar seus leitores com estórias brilhantemente boladas e com finais pomposos.
O Vale do Terror é mais que do que indicado para os amantes da literatura policial.

*

Pois bem, quem quer ganhar um exemplar d'O Vale do Terror? Para participar, é muito fácil. Siga as instruções e cruze os dedinhos:

* Seguiu o blog? Preencha uma vez o formulário.
* Seguiu o Twitter do Sacudindo Palavras (@shakingwords)? Preencha uma vez o formulário.
* Seguiu o Twitter da Editora Martin Claret (@EdMartinClaret)? Preencha uma vez o formulário.
* Curtiu a Fan Page do Sacudindo Palavras no Facebook? Preencha uma vez o formulário.
* Curtiu a Fan Page da Editora Martin Claret no Facebook? Preencha uma vez o formulário.
* Divulgue a seguinte frase no Twitter (até dez vezes por dia): "#PROMO: A @EdMartinClaret e o @shakingwords vão me dar O Vale do Terror! http://grem.io/W0A #SherlockHolmes". Preencha o formulário a cada divulgação.

As inscrições na promoção são válidas até o dia 22/05. O sorteio será feito pelo site Random.org. Entrarei em contato com o ganhador pelo e-mail sacudindopalavras@live.com, solicitando seus dados, como nome e endereço para o envio do livro. O ganhador terá quatro dias para responder o e-mail. Caso não responda nesse prazo, farei outro sorteio.
Participem e convidem os amigos a participarem também!

*

Eu sei, eu sei, demorei de novo a postar aqui. Quem me acompanha no Twitter e no Facebook sabe que ando numa séria concentração para a Etapa Norte/Nordeste do Circuito CAIXA (ainda essa semana publico um post sobre a competição aqui no blog), e por esse motivo ando sem disposição física e mental para blogar. Andei procrastinando, inclusive, com as minhas leituras. Porém, aí está a resenha que já deveria ter feito há tempo. Espero que tenham gostado. Acho que ficou um pouco melhor do que a primeira.
Um abraço da @ericona.
Hasta la vista!