11/09/15

Filme: Para Sempre Alice

Título: Still Alice (Original) / Para Sempre Alice (Brasil)
Ano de produção: 2014
Direção: Richard Glatzer e Wash Westmoreland
Duração: 101 minutos
Gênero: Drama
País: Estados Unidos e França
Sinopse: A Drª. Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguística. Aos poucos, ela começa a esquecer certas palavras e se perder pelas ruas de Manhattan. Ela é diagnosticada com Alzheimer. A doença coloca em prova a a força de sua família. Enquanto a relação de Alice com o marido, John (Alec Baldwinse), fragiliza, ela e a filha caçula, Lydia (Kristen Stewart), se aproximam.

Para Sempre Alice há muito estava na minha lista mental de filmes sobre os quais preciso pesquisar e assistir. A temática me chamou a atenção. Quando finalmente o assisti no feriado do dia 7 de setembro, parei e refleti bastante, inclusive a respeito de medos. Não lembrava de ter muitos medos, não realmente grandes e desconcertantes. E não tenho, a não ser o medo de esquecer: de mim, dos outros, do mundo, da vida, de tudo. Nunca parei pra pensar sobre isso porque realmente não é algo doce e agradável de se ficar pensando. Sendo assim, deu pra imaginar, ao menos um pouquinho, o total desespero e desolação de Drª. Alice Howland (Julianne Moore), uma incrível professora de Linguística, escritora e palestrante premiada, extremamente reconhecida em sua área, ao descobrir o seu Alzheimer precoce.




Alice sempre priorizou o conhecimento em sua vida. Para ela, o estudo e o conhecimento são uma espécie de passaporte para o sucesso pessoal e profissional. Em sua visão, um dos meios de se alcançar uma vida digna e com chances de reconhecimento era entrar numa Universidade. Sempre estudou muito e se dedicou quase que integralmente a vida acadêmica. Muito bem articulada, Alice esbanjava inteligência e coerência. Por esse motivo, discutia sempre com a filha caçula Lydia (Kristen Stewart), a única que não havia ingressado no mundo universitário. 




Eis, então, que um precoce Alzheimer resolveu cruzar o seu destino. Tudo começou quando, em uma palestra, ela esqueceu de um termo do campo linguístico: léxico. Daí, as coisas vão, aos poucos, se degringolando em sua vida acadêmica, bem como em sua vida pessoal. Ora bolas, Alice com Alzheimer? Mas ela só tem 50 anos! 




Não faz sentido, e chega a ser cruel. Como uma mente tão inteligente, tão culta, vai se deteriorando de tão arrasadoramente rápida? É muito desesperador. Nesse ponto do filme, meu cérebro já funcionava a todo vapor. Será que tudo nessa vida é em vão? O que vale a pena? Com o que realmente se deve gastar o nosso tempo de vida? Essa e muitas outras perguntas giravam loucamente na minha cabeça.




Uma das cenas que me levou às lágrimas foi o discurso de Alice num encontro de pessoas com Alzheimer e seus cuidadores. Eu fiz questão de digitá-lo, pois quero compartilhá-lo com vocês. Faz-nos pensar bastante acerca de vários pontos cruciais da nossa vida. Ei-lo: 
"Encontro-me aprendendo todos os dias a arte de perder. Perdendo minha compostura, perdendo objetos, perdendo sono, mas, principalmente, perdendo memórias. Durante a minha vida, acumulei muitas memórias. Elas se tornaram, de certa forma, meus bens mais preciosos: a noite em que conheci meu marido, a primeira vez que peguei meu livros nas mãos, ter filhos, fazer amigos, viajar o mundo. Tudo o que acumulei na vida, tudo pelo que trabalhei tanto, está tudo sendo arrancado de mim agora. Como podem imaginar, ou como sabem de fato, isso é um inferno. Mas fica pior. Quem nos levará a sério estando tão distantes do que éramos? Nosso comportamento estranho e frases atrapalhadas mudam a percepção que os outros têm de nós e também nossa autopercepção. Nós nos tornamos ridículos, incapazes, cômicos. Mas esses não somos nós. Essa é a nossa doença e, como qualquer doença, tem uma causa, tem uma progressão. E pode ter uma cura. Meu maior desejo é que meus filhos, nossos filhos, a próxima geração, não tenha que encarar o que estou encarando. Mas, por enquanto, continuo viva. Sei que estou viva. Tenho pessoas que amo demais. Há coisas que ainda quero fazer. Eu me condeno por não conseguir me lembrar das coisas, mas ainda tenho momentos de pura felicidade e alegria. E não pensem que estou sofrendo, por favor. Eu não estou sofrendo. Estou lutando. Lutando para ser parte das coisas. Para permanecer conectada à pessoa que eu era. Eu digo 'Viva o momento'. É tudo o que eu posso fazer. Tento não me punir demais... E não me punir demais por dominar a arte de perder. Mas uma coisa que eu vou tentar reter é a memória deste discurso hoje. Ela irá embora, eu sei que irá. Talvez já tenha ido amanhã. Mas significa muito estar falando aqui hoje, como o meu antigo 'eu' ambicioso, tão fascinado por comunicação." 



A ideia de ver as minhas memórias escorrerem pelos meus dedos quase me causa uma crise de pânico. Mas é uma possibilidade, é algo real. O Alzheimer pode abater qualquer um. Ninguém está livre. Em seu discurso, Alice diz que fala a si mesma pra viver o momento. E, de verdade, é isso que importa. Porque esse momento, o agora, é tudo o que você e eu temos, caro(a) leitor(a). Alice tentou, de todas as formas, não deixar as lembranças escaparem: usava o celular pra deixar lembretes pra si mesma. Em um dado momento, quando ela esquece de onde deixou o celular, entra em pânico. Como é que vai se lembrar de seu nome, idade, nome dos filhos, onde mora etc? 




A grande verdade é que não podemos controlar o inevitável. Alice tentou ao máximo que pôde recordar de si, dos outros e do mundo, mas o Alzheimer é escorregadio, não se pode domá-lo – ao menos por enquanto. 
Não sou crítica de cinema nem nada do gênero, mas, em minha leiga opinião, o roteiro e as atuações foram impecáveis. Julianne Moore dá um show na pele de Alice. Representou muito bem a fortaleza, doçura e, especialmente, a fragilidade de sua personagem em medidas exatas. Não foi sem razão que Para Sempre Alice lhe rendeu um Oscar de Melhor Atriz. Sobre a Kristen Stewart, já li umas opiniões bem fortes a respeito de sua atuação em outros filmes, a exemplo da tão famosa e badalada saga Crepúsculo (que eu nem vi nem pretendo, pois a temática não me instiga). E, honestamente, não achei Kristen tão mal como Lydia. Pelo contrário, dentre todos os personagens, Lydia foi quem se mostrou mais paciente e humana quando Alice mais precisou. Kristen não me decepcionou ao ser a filha que ficou ao lado da mãe até o fim. Alec Baldwin, como o marido John, me cativou de início, mas, embora haja explicações pra suas atitudes no desenrolar do filme, não há justificativas. É difícil vermos quem amamos se esquecendo de tudo, até mesmo de como se vestir? Deve ser, e muito. Porém, creio que não me perdoaria se abandonasse quem um dia amei e que também me amou, ainda que essa pessoa não soubesse mais que eu não estava mais ao seu lado, exatamente por não se lembrar mais de nada. Eu me lembraria, e isso me atormentaria até o fim da vida. Os outros personagens cumprem bem o seu papel. A fotografia do filme é belíssima e me deixou encantada. O tema é duro e isso não deixa de ser retratado no filme, mas é feito de uma forma dosada, que não se vê exageros ou apelações. Emocionou-me de uma forma ímpar e me lançou em vários caminhos reflexivos que me levaram a importantes conclusões acerca de vários aspectos da vida de uma forma geral e também da minha própria existência.




Para Sempre Alice joga na nossa cara algo que costumamos esquecer: não somos nada. Com isso, não quero dizer que não somos importantes ou que não temos valor. O que quero dizer é que de nada adiantar se vangloriar por ter um diploma de doutorado em alguma área. Não importa o quanto se é culto. Não importa o quanto se é rico. Não importa o quanto se é bonito. Simplesmente, não devemos ser vaidosos pelo que temos ou o que somos agora. Pois, no fim das contas, somos todos iguais. Somos poeira ao vento. Somos um sopro. Aqui e já, e depois não mais. 
Que possamos aproveitar o que de melhor existir nessa vida, com alegria, com coragem, com força e com a consciência de que, se pudermos escolher como viver, que decidamos por viver aquilo que nos dá prazer, que de fato nos faz bem. Que os céus nos livrem de dedicarmos nossas vidas aos outros, em função do que querem que façamos. Não negligenciemos os nossos desejos e os nossos sonhos. Só temos uma vida, e ela passa rápido feito fogo de palha. Cada minuto é precioso. Invistamos em felicidade pura e genuína. Amemos com toda a sinceridade que conseguirmos. Façamos o bem pelo prazer de ver o brilho no olhar do próximo. A vida é um mistério e estamos aqui talvez não pra desvendá-la, mas pra senti-la, tateá-la e absorver o que de mais sublime residir nela.
Que a nossa vida valha a pena, mesmo que, ao fim, nem ao menos lembremos dela. Que a sensação de estarmos vivos, e principalmente vivendo, nunca nos deixe. Que o bombear do nosso coração sirva como lembrete de que não somos tão jovens e/ou não temos todo o tempo do mundo.
Viver é raro. Viver é luxo. Luxemos, pois. Não fiquemos estáticos vendo os ponteiros dos relógios do mundo rondarem.
Movimentemo-nos. A vida é já. E já foi.

Trailer:


Erica Ferro

• • •

*Os dados da ficha técnica e as imagens do filme foram encontrados no site AdoroCinema.

• • •
Fan Page Sacudindo PalavrasTwitter Sacudindo PalavrasFan Page Atleta Erica FerroTwitter Erica Ferro

24 comentários:

  1. Um filme que deve ser lindo..Gosto de dramas assim... Boa dia e resenha! bjs, chica e tudo de bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é lindo e triste ao mesmo tempo. Se puder, assista. É um ótimo filme!
      Beijo!

      Excluir
  2. Olá, Erica.
    Tenho muita vontade de ver esse filme, mas quero ler o livro antes. Meu pai está passando por isso no momento e é muito triste de ver. Ele acorda e quer ir embora porque a casa em que estamos não é a casa dele, só que não tem outra casa para ir, a casa que ele lembra é uma que nós morávamos a 30 anos atras. É uma doença triste e que não tem nada que controle a evolução dela.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, Sil. :'(
      Você deve estar passando por uma barreira bem grande, mas tenha força e foque nos bons momentos de alegria que estiver daqui por diante com o seu pai, pois embora ele não se lembre de certas coisas, ele ainda pode ter momentos belos dentro das possibilidades.
      Um abraço carinhoso.

      Excluir
  3. Olá, Erica.
    Já conferi Para Sempre Alice e concordo bastante com você. Na verdade, ao assisti fiquei mudo por um bom tempo refletindo sobre o quanto a vida pode ser insignificante. O quanto podemos ser esquecido tão rapidamente por nós mesmo. Espero que um dia exista solução para essa doença devastadora.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Renato. Somos poeira ao vento.
      Também espero que exista cura num futuro não tão distante para o Alzheimer.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Não conhecia o filme, mas parece ser uma ótima indicação. Depois da sinopse e da resenha, fiquei aqui encantada.. Ótimo filme para assisti e refleti, gosto de dramas assim .. Vai para minha lista, e em breve irei assisti.

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom, Danny! É um baita filme mesmo. Vale a pena assisti-lo.
      Depois me conta o que achou, certo?
      Um abraço.

      Excluir
  5. Eu já tinha ouvido falar desse filme, mas nunca tinha lido nenhuma resenha falando sobre ele.
    Não sou muito de assistir filmes de drama, mas esse me fez pensar muito sobre o assunto e a doença que são tratados no filme, talvez em algum feriado eu consiga assistir como você fez. :D
    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista mesmo, Yasmin. Acho que você vai gostar desse. Nos dá uma excelente oportunidade de refletir sobre vários aspectos da vida.
      Um abraço.

      Excluir
  6. Eu li o livro quando ele foi lançado há anos atrás e recentemente assisti ao filme. Fiquei feliz e satisfeita por não terem modificado a trama, está bem fiel ao livro graças a Deus. É lindamente triste...

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Vanessa. Você definiu bem: é lindamente triste.

      Um abraço.

      Excluir
  7. Eu quero muito ver esse filme, Erica! parece ser lindo!
    Passei por uma sensação parecida quando estava deprimida: parecia que minhas memórias não me pertenciam e que não tinham mais valor algum. Me esqueci de muitas coisas que foram importantes para mim, virei de certa forma um robô, uma sombra de mim mesma. Aos poucos fui me recuperando e hj prezo tds os momentos que trago comigo, os guardo numa caixinha e os saboreio, pq a sensação de perde-los foi terrivelmente triste!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dayane, diante disso que você comentou, tenho certeza que você vai gostar muito do filme. É lindo e triste ao mesmo tempo.
      Um grande abraço.

      Excluir
  8. Terminar de assistir Pra sempre Alice é uma das minhas metas pra 2016. Haha
    No fim de semana que eu fui pra casa da minha chefe, nos colocamos ele por três dias seguidos e dormimos na metade do filme.
    Sua resenha me fez querer cumprir a promessa mais rápido.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cumpra mesmo! Você vai rir e chorar; chorar bem mais que rir, na verdade, mas é um choro válido repleto de reflexões ainda mais válidas.
      Beijo!

      Excluir
  9. Oi Érica,
    Ainda não assisti esse filme, ele estava na lista da maratona da award season...mas depois do Oscar descansei e deixei de lado os que não vi.
    Quero muito assistir, adoro o trabalho da Julianne, que finalmente ganhou um Oscar né, ela é sensacional e imagino que nesse filme não esteja diferente.

    Essa doença é uma das que mais me toca, eu choro toda vez que leio/vejo sobre...

    Ótima dica!

    bjs e tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nana querida, pois assista! É o primeiro filme que vejo com a Julianne nele e, cara, ela é ótima!
      Pois é, essa doença é duríssima.

      Beijo!

      Excluir
  10. Nunca tinha ouvido falar desse filme, mas parece muito bom. Eu realmente fiquei chocada com a temática... pode haver diversas pessoas em situações como a dela. Já pensou que triste? Realmente não somos nada. A vida ensina o que os seres humanos esquecem com sua arrogância.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade o teu comentário, Paloma! "A vida ensina o que os seres humanos esquecem com a sua arrogância". É bem isso mesmo. O filme pega bem nesse calo mesmo.

      Um abraço.

      Excluir
  11. "Somos um sopro. Aqui e já, e depois não mais." Me impactou essa sua consideração dona Erica! Impactou mesmo. Eu tenho medo de esquecer, por isso escrevo um blog que é um exercício de memória, costumo dizer que "sou eu e minhas memórias"... Então tenho ânsia e medo de ver esse filme, de ver o que ele me trará. 101 entre 100 pessoas que viram ele indicam, recomendam... confessam terem se emocionado... Creio que não serei exceção.

    Cheros Nega, Pandora

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Definitivamente, você não será exceção. Se prepare pra chorar, my darling.

      Beijo, queridona!

      Excluir
  12. Que bela resenha! Até me deu vontade de assisti-lo. Eu esto na fase de assistir uns filmes mais leves, sem tantas emoções. Porém, quando eu passar por essa fase, com certeza vou assistir esse filme, Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certinho, então, dona poetisa!
      Quando assistir, me conte o que achou.
      Um beijo!

      Excluir

Olá!
Que bom te ver aqui no Sacudindo Palavras.
Seja muito bem-vindo (a).
Deixa um recadinho pra mim.
Gratidão.
💙