19/10/15

Resenha: Para onde ela foi - Gayle Forman

Para onde ela foi
Gayle Forman
Novo Conceito
240 páginas
☺☺☺☺
Sinopse: Se você tivesse uma segunda chance para o primeiro amor... Você aceitaria? Já faz três anos que o amor de Adam salvou Mia após o acidente que mudou a vida dela. Três anos desde que Mia saiu da vida de Adam para sempre. Vivendo agora em lados opostos do país, Mia é um talento em ascensão na Juilliard, a conceituada escola de música, e Adam é o típico astro do rock de Los Angeles, com direito a notícias nos tabloides e uma namorada-celebridade. Quando Adam se vê sozinho em Nova York, o acaso reúne o casal mais uma vez. Por uma noite. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa de esperança e a chama do amor que renasce.

Para onde ela foi é a continuação de Se eu ficar, da escritora norte-americana Gayle Forman, e nos revela as transformações e acontecimentos da vida de Adam e Mia após ela ter acordado do coma. Finalizei a leitura de Se eu ficar há exatamente um ano e oito dias. Sei com exatidão, porque a resenha desse livro foi publicada aqui no blog em 11 de outubro de 2014. E, por coincidência ou não, concluí a leitura de Para onde ela foi no dia 13 de outubro desse ano. Pena não ter escrito e publicado a resenha aqui antes. Os motivos são sempre quase os mesmos: falta de tempo e/ou procrastinação etc.
Sem mais delongas, eis minha opinião sobre Para onde ela foi. O livro é narrado em primeira pessoa, assim como em Se eu ficar, mas, dessa vez, não por Mia, e sim por Adam. Como disse anteriormente, li Se eu ficar há mais de um ano, mas, quando comecei esse segundo livro, achei que logo seriam revelados os acontecimentos da vida de Adam e Mia pós-coma, especialmente sobre a de Mia. Eu estava realmente curiosa para saber sobre como estava sendo a vida de Adam e Mia. Algumas perguntas rondavam a minha cabeça: "Como minha estava lidando com o fato de ter perdido toda a sua família de uma só vez num trágico acidente?", "Mia e Adam estavam juntos? Pois, depois do jeito que o primeiro livro terminou, a resposta dessa pergunta ficou subentendida.", etc. 
Adam nos conta tudo, mas no ritmo dele, no tempo dele: gradativamente. A sua narrativa é mesclada por relatos do seu presente e do seu passado, no qual conta o que houve antes com ele, Mia e tudo enfim, bem como nos fala sobre o seu presente como astro do rock, uma vida cheia de glamour, muitos flashs e fãs completamente ensandecidas por ele. A Shooting Star's passou de uma banda interiorana a um sucesso estrondoso. Collateral damage, álbum composto por Adam, foi o "culpado" pelo estouro da banda. Mia não está mais com Adam. Há três anos que ela está do outro lado do país, em New York, estudando numa escola de música extremamente bem conceituada, a Juilliard. Ambos se tornaram pessoas icônicas na música: Adam, no rock; Mia, na música clássica. 
Os dois viajavam o mundo apresentando a sua música. Porém, o fato é que, não importa como a nossa vida seja glamourosa e badalada, se houver algo inconcluído, assuntos pendentes, perguntas primordiais sem respostas, não conseguiremos encontrar a paz e conseguir ver o lado bom do que nos acontece. E era perdido, deprimido e devastado que Adam se sentia. Ele poderia se considerar um cara de sorte por ter conseguido tudo o que qualquer artista quer: estar nas paradas de sucesso, ser renomado e assediado por muitos fãs, etc. Ele conheceu o lado podre do show business, e isso o cansava e estressava a cada dia mais. E Mia... ele sentia tanta falta de Mia, que chegava a dor da saudade esmagava o seu peito, a ponto de ele precisar recorrer aos seus remédios para ansiedade e insônia. Por que ela havia saído de sua vida sem explicação? Era o que ele mais queria saber. E eu, como leitora, também, afinal não conseguia compreender o motivo pela qual ela havia o ignorado por três anos.
Eis que eles se encontram em New York, meio que por acaso, e o encontro é mágico, terno e lindo. Perguntas são respondidas, ciclos são encerrados e novas estórias começam a serem escritas.
Confesso que o primeiro livro não conseguiu me enrendar tão bem quanto esse segundo. A escrita de Gayle nessa segunda parte da estória de Adam e Mia está muito mais visceral, mais profunda e bem mais inquietante. Pontos para autora por ter conseguido encarnar tão bem um jovem músico deprimido, perdido e completamente apaixonado.  Os livros de Gayle Forman são classificados como literatura Young Adult (YA / Jovem Adulto), mas são obras que, diferentemente de títulos de outros autores, tratam de temas mais densos e acontecimentos com uma carga dramática e trágica consideráveis e seus personagens são bem construídos, pouco caricatos, com personalidade própria e estórias cativantes.
Se por um lado Se eu ficar não conseguiu fazer com que eu morresse de amores pela escrita de Gayle, Para onde ela foi cumpriu muito bem o seu papel em me conquistar e fazer com que eu me apaixonasse por Adam e torcesse para que ele encontrasse a paz e o amor que tanto precisava, bem como desejei imensamente que Mia pudesse superar, ao menos um pouco, a dor da perda e da ferina saudade de seus pais e de seu irmão, e tocasse a vida da melhor forma possível, com o amor e a paz de espírito como seus guias.
Caríssimo(a) leitor(a), se você curte estórias trágicas, visceralmente dramáticas e contundentes, acredito que esses dois livros que citei de Gayle Forman vão te proporcionar inúmeras emoções, das mais azedas às mais doces.

Book Trailer:

Erica Ferro

* * *
Sim! O layout do blog mudou, bem como as capas e as fotos do twitter e da fan page do Sacudindo. Ficou tudo azul, azul da cor do mar. Gostaram? Ah! E lembre-se de seguir e curtir:
Fan Page Sacudindo Palavras // Twitter Sacudindo Palavras // Fan Page Atleta Erica Ferro // Twitter Erica Ferro

34 comentários:

  1. Não vou dizer que lerei, porque não vou rs não pela história que parece ser ótima, mas porqur faz tanto tempo que não compro livros novos... e acabo preferindo os tantos velhos da estante do meu avô rs. Mas a tua resenha até que me despertou uma vontade de saber mais sobre esse casal...
    beijos Erica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu penso em me livrar de mais da metade da minha estante pra poder ocupar "filhos novos". Não há espaços pra livros novos. É hora de deixar alguns filhos irem embora. ;)
      Se puder, leia. É um bom livro. ;)

      Excluir
  2. Fizeste uma bela resenha, bem instigante! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Heey!
    Eu li "Se Eu Ficar" esse ano e simplesmente detestei, nem tive vontade de ler "Para Onde Ela Foi", mesmo tendo o livro haha. Mas acho que vou lê-lo já que você disse que é melhor que o primeiro ^^
    Seu blog é fascinante, já estou seguindo =D
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo elogio, querido Guilherme. ;)
      Beijo.

      Excluir
  4. Oii! Também adorei seu cantinho!
    Nossa, eu só assisti Se eu ficar, e quase morri de chorar hahahaha
    Quero ler esse agora, apesar de não ter lido o primeiro, mas saber a história.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Ainda não vi o filme, vou procurar pra ver. Dizem que é mais emocionante do que o primeiro livro.

      Um abraço!

      Excluir
  5. Olá, Erica.
    Eu já li dois livros da autora e gostei bastante da escrita dela. Mas esse e Se eu ficar, eu ainda não li. Tenho eles aqui em casa, mas sabe quando está todo mundo falando e você não quer ler para não se decepcionar, foi isso que aconteceu. Mas assim que der eu vou ler os dois.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O negócio é não ir com muita sede ao pote. Os livros são bons, mas não super fantásticos. ;)

      Beijo.

      Excluir
  6. Oi Erica!
    Não consegui gostar nem do Se Eu Ficar nem do Para Onde Ela Foi.Apesar de ver que a escrita da autora tem potencial não consegui me conectar com nenhum dos personagens,principalmente com o Adam.Não sei se coloquei expectativas demais,mas realmente me decepcionei.Pretendo dar mais uma chance pra autora :D
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, tem livro que não nos toca, mesmo que aparentemente tenha tocado todo mundo.
      Talvez um outro livro dela te satisfaça.

      Um abraço!

      Excluir
  7. Olá Flor
    Tudo bem?
    Gente que Resenha Linda, Eu ainda não tive a oportunidade de ler a continuação, apesar das criticas Negativas eu ainda quero muito ler, mas com a Lista enorme Já viu né?quando Finalizei a Leitura de se Eu ficar, eu fiquei com muita Pena da Mia, e me perguntei como ela seria a vida dela depois, e pela sua Resenha percebo que foi realmente Difícil, pobrezinho do Adam <3 parabéns Pela Resenha, amei!Espero ler em Breve.
    Beijos
    http://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moça, leia. Já que gostou do primeiro, vai gostar ainda mais do segundo.
      Um abraço!

      Excluir
  8. Oi Erica!
    Vejo muita gente dizendo que gostou mais desse segundo livro do que de "Se eu ficar". Mas eu nem dei uma chance porque meu problema com o primeiro livro foi bem além de não morrer de amores pela escrita da autora, como você disse.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, Mariana. Não rolou a química com a Gayle? Acontece (risos).

      Excluir
  9. Eu acabei não lendo este livro. 'Li Se eu Ficar" e não curti muito, daí parei nele mesmo.
    Mas já vi algumas pessoas comentando que "Para Onde Ela Foi" é bom e vale a leitura, como tenho ele em casa, acredito que acabarei por dar um chance...
    Li "Eu Estive Aqui" da mesma autora e AMEI!

    Beijo, Vanessa Meiser - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance. Ele é melhor mesmo que o primeiro. Não é um super livro, mas é uma boa leitura.
      "Eu estive aqui" é bom mesmo? Vou ver se leio esse. ;)

      Excluir
  10. Não sou muito fã desse estilo literario, mas ando dando chances para leituras que não fazem muito meu tipo. Ese entrou pra minha lista dos que irei tentar!

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Já li Se eu ficar e tenho esse livro aqui, mas ainda não conheço a história e nem li. Adoro a Gayle, é uma das minhas autoras favoritas, mas essa é a história que menos gosto dela.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira pessoa que eu vejo que tem a Gayle como uma das escritoras favoritas. Vou tentar outras obras, porque até agora não me apaixonei loucamente por ela.

      Um abraço!

      Excluir
  12. Maioria das resenhas que leio desse livro fala exatamente isso, de o segundo ser melhor, e isso que eu imaginava que não era um livro lá muito necessário haha adorei a resenha, fiquei muito curiosa pra saber a versão dele!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Paixão ao Entardecer", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A versão dele é bem mais dramática e latente que a dela, eu acho. Será que você vai gostar? Tenta.
      Um abracinho.

      Excluir
  13. Eu também gostei bem mais deste livro do que o primeiro. Ótima resenha! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Concordo em número, gênero e grau com a sua resenha. Pra onde ela foi me tocou muito mais do que Se eu ficar. Sei lá...foi tão maravilhoso ver a história pelos olhos de Adam. Eu gostei muito desse livro, tanto que favoritei. Leia também Apenas um dia e Apenas um ano... vai gostar.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adam é um lindo, né? Gostei muito dele.
      Pode deixar, vou ler esses. ;)
      Beijo!

      Excluir
  15. Oi Erica, tudo bem?
    Estava com saudades das suas palavras. <3
    Adorei a resenha, apesar de eu já ter desistido de ler essa série da Gayle Forman. Fiquei bem frustrada quando soube do final de Se Eu Ficar.
    Mas concordo em uma coisa: quando é pra ser, é. O destino se encarrega de unir novamente. (:
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Priih, que bom vê-la por aqui! Saudades também, menina!
      Com certeza: quando é pra ser, nada impede. ;)
      Beijo!

      Excluir
  16. Oi Érica,
    Que coincidência, estou lendo esse...e to curtindo a narrativa do Adam.
    E incrível como a Mia focou na música, nossa dói em mim todo plot dessa duologia [??].

    Ótima resenha e adorei o BT, não tinha visto, ainda. Será que vão fazer filme, também?

    P.S.: Ah eu sou suspeita para falar de Colin Firth, que homem...sou apaixonada.
    Renee mudou muito mesmo, e se reparar bem nas fotos dela...certeza que estão pintando a sobrancelha dela. Depois dos 82929292 treco que ela fez, acabou sumindo também O.o

    tenha um maravilhoso final de semana e feriado ♥
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naaana! <3
      Cara, até a sobrancelha caiu? Tá puxado! (risos)

      Beijo, moça.

      Excluir
  17. Olá! Gostei bem mais de Para Onde Ela Foi do que de Se Eu Ficar, mas não me apaixonei pela escrita da Gayle Forman. Achei a escrita da autora "ok" e não fiquei emocionada com a história, então não senti vontade de conhecer outras obras dela. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, de fato. Posso dizer quase o mesmo que você. Ainda não me senti fisgada pela escrita dela. É uma leitura boa, mas nada de espetacular.
      Beijo.

      Excluir

Olá!
Que bom te ver aqui no Sacudindo Palavras.
Seja muito bem-vindo (a).
Deixa um recadinho pra mim.
Gratidão.
💙