03/10/14

Resenha: Dente Por Dente - Livro 02 - Jenny Han, Siobhan Vivian



Dente por dente
Jenny Han, Siobhan Vivian
Novo Conceito
512 páginas
☺ ☺ ☺ ☺ ☺
Sinopse: Depois dos acontecimentos do homecoming, Reeve foi parar no hospital, com uma perna quebrada, e seu futuro como atleta está ameaçado. As meninas se sentem culpadas por toda a situação. Não esperavam que as consequências do plano fossem tão graves. Quase perderam o controle. Já que Reeve está mais arrogante do que nunca, o jeito será aplicar nele uma dose do seu próprio veneno e esperar que aprenda a lição. O acidente no baile deixou marcas profundas na consciência de Lillia, Kat e Mary. Sentimentos como amizade, lealdade e ódio se misturam, questionamentos sobre limites... Alguns segredos são mais difíceis de guardar. Aliás, o que são essas coisas estranhas que estão acontecendo com Mary? À medida que Lillia, Kat e Mary descobrem verdades incômodas sobre os moradores da ilha, percebem também que não se conheciam como pensavam. Cada vez mais elas lidarão com o sentimento de que talvez tenham ido longe demais...


Dente por Dente é o segundo livro da trilogia Burn for Burn e, como foi informado na resenha que fiz do primeiro livro, é do gênero Young Adults. Uma palavra que traduz bem o segundo livro da trilogia da Jenny e Siobhan é surpreendente. Creio que, em parte, foi pelo fato de eu não ter procurado ler comentários acerca da trilogia, para saber mais da estória etc. Isso conta muito para que o leitor possa ter a sua própria visão sobre o que está lendo, sem interferências. Não que pesquisar seja ruim, mas, no meu entender, no caso de livros, é preferível passar para o estágio de pesquisa quando se tem mais ou menos uma ideia do que se pensa sobre a obra.
O segundo livro de Jenny e Siobhan é ainda melhor do que Olho por Olho. Essa é a ideia de trilogias ou séries, certo? De melhorar a cada livro, para que o leitor se cative ainda mais pelas obras. No caso dessa trilogia, como disse antes, me fixei bem mais pelo que li das sinopses dos livros e simplesmente comecei a ler. O primeiro foi bacana, de fato, como contei na resenha, mas esse segundo... Caramba, é pra lá de bom!
Em Dente por Dente, nós visualizamos as consequências dos atos de vingança que ocorreram no primeiro livro. Sabe aquela frase que é creditada ao Seu Madruga ("A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena.")? Pronto, fiquei com essa sensação ao ler Dente por Dente. Mary Zane, Lillia Cho e Kat DeBrassio, com o passar das páginas e dos acontecimentos, sentem o peso dessa frase na prática. É curioso ver a transformação das personagens principais, Mary, Lilia e Kat, como também dos personagens secundários, a exemplo de Reeve e Rennie, que são os secundários que mais se destacam nesse volume. Quando se é afrontado, chacoalhado e uma porção de verdades são praticamente cuspidas em sua face, a reação mais esperada é a de choque e de um autoexame e de análise das próprias atitudes e decisões. Foi bem bacana ver esse crescimento dos personagens, esse amadurecimento de cada um, os tornando mais humanos, capazes de se compadecer pelo outro.
Lilia, para vingar tudo o que ele fez por Mary (e a pedido da Mary, com ideia, claro, da engenhosa Kat), tenta fazer Reeve aprender algumas lições, mas acaba descobrindo outras coisas e o plano não sai exatamente como o esperado. Pelo contrário, o resultado é totalmente o contrário do que deveria ser. Rennie se mostra mais humana nesse segundo livro, mais capaz de se relacionar com pessoas de forma genuína, sem tanto interesse no que a outra pessoa pode proporcionar a ela. Eu detestei Rennie no primeiro livro e até certa parte do segundo, mas depois ela conseguiu me cativar e eu fiquei verdadeiramente triste com o que acontece com ela no desfecho do segundo livro.
Sobre o amadurecimento das três personagens principais nesse segundo volume da trilogia, as minhas queridas Lilia, Kat e Mary: Lilia dá continuidade ao seu processo de ser mais livre, desprendida, forte e ousada. Fiquei muito contente com as atitudes dela quanto a ousadia e a coragem de enfrentar várias adversidades. Kat, tão rebelde, começou a encontrar um ponto de equilíbrio. Mary... O que dizer dessa moça? Estou chocadíssima com as revelações sobre ela. Jenny e Siobhan realmente me surpreenderam muito com o lance da Mary, porque eu realmente não fazia ideia de que havia o fator paranormal nessa trilogia. Depois que terminei o segundo livro, fui pesquisar e realmente constatei que  há mesmo essa pegada paranormal na série, mas que não havia aparecido no primeiro livro. Só pude ver que havia algumas pistas no primeiro livro, quando de fato a paranormalidade foi meio que posta às claras no segundo livro. Então, analisando, pude ver que, realmente, no primeiro livro algumas pistas sobre isso foram jogadas em algumas páginas.
Estou adorando essa trilogia. O meu desejo de ler o livro final da trilogia é enorme. Quando terminei o segundo livro, fiquei tristíssima por lembrar que Ashes to Ashes ainda não foi lançado no Brasil. Fica aqui o apelo à Novo Conceito: minha querida editora, lança logo o final de Burn For Burn!
A capa é ótima, a diagramação, apesar de simples, é boa: a fonte é de um tamanho confortável para leitura. Se havia algum erro na edição, seja de digitação, gramatical ou de concordância, não identifiquei.
A indicação, como disse na resenha acerca do primeiro livro, é para todos que não têm preconceito literário e que gostam de embarcar em estórias comuns, mas que podem surpreender pela pungência e criatividade.

• • •
Recadinho de sempre: curta a fan page do blog e siga no Twitter.
Um abraço da @ericona.
Hasta la vista!

8 comentários:

  1. Oie.
    Conheci o blog hoje, e já estou curtindo e seguindo.
    Eu concordo totalmente com sua resenha. Eu amei Olho por Olho, e me apaixonei por Dente por Dente. o final foi de dar arrepios. Não vejo a hora de ler o terceiro.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o primeiro e o segundo livro aqui em casa mas ainda não tive coragem de ler. O segundo livro é enorme hehehe. Espero gostar, pois até agora só li resenhas positivas sobre eles. Fico imaginando como será o nome do terceiro hehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi, Erica! Confesso que não sou a maior fã de clichês e coisa e tal, mas concordo quando dizem que livros assim são ótimos para passar o tempo ou até mesmo relaxar. Sempre tive uma certa curiosidade por essa trilogia, me parece intrigante.

    Beijão! :)

    ResponderExcluir
  4. Eu ouço falar super bem dessa série, mas ainda não tive coragem de pegá-la pra ler...
    Hahaha...
    Acho que vou reconsiderar depois de ler sua resenha, Ericona...
    Hahaha...

    Bjo, bjo!!!

    Mesmices & Epifanias

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu blog! Super fofo *-*
    E adorei essa resenha, ainda não conhecia, parece ser muito bom

    ResponderExcluir
  6. Eu amei esse livro. Estou em uma ansiedade gigante para o terceiro. Foi realmente surpreendente, eu nunca imaginei um desfecho como esse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Erica!
    Depois que li a primeira resenha que fez da trilogia, fui procurar para dar de presente para a minha sobrinha e descobri que o terceiro livro ainda não foi publicado no Brasil. Comprei os dois e ela já está lendo e adorando! Vou contar pra ela que você achou o segundo livro melhor que o primeiro... rs.
    Depois que ela ler, leio também... As resenhas funcionam como a terceira capa. Não acho ruim de ler, só não gosto dos spoilers.
    Aproveito para te convidar a participar da 9ª Edição do BookCrossing Blogueiro que acontecerá entre os dias 08 a 16 de Novembro.
    Ficarei feliz com a sua participação!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  8. eu tenho mas não li, queria que eles fechassem a trilogia, assim lia tudo em sequencia!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá!
Que bom te ver aqui no Sacudindo Palavras.
Seja muito bem-vindo (a).
Deixa um recadinho pra mim.
Gratidão.
💙