22/04/12

Resenha + PROMOÇÃO: O Vale do Terror - Sir Arthur Conan Doyle


Autor: Arthur Conan Doyle
No original: The Valley of Fear
No Brasil: O Vale do Terror
Editora: Martin Claret
Edição: 2009
Nº. de páginas: 184
Sinopse: Publicado pela primeira vez na Strand Magazine em 1914, e em livro no início de 1915, O Vale do Terror é uma das quatro aventuras longas escrita por Conan Doyle, junto com Um estudo em vermelho, O signo dos quatro e O cão dos Baskervilles. O centro da história se passa nos Estados Unidos, num vale inóspito do Leste, onde uma sociedade secreta implacável comete uma série de crimes e espalha terror na região. A narração tomou como base os Molly Maguires, uma organização que realmente existiu nos Estados Unidos.


Esta instigante aventura de Sherlock Holmes se divide em duas partes.
Na primeira parte, Sherlock Holmes recebe um bilhete codificado, enviado por alguém de pseudônimo Porlock. Holmes e Watson, então, lançam-se à tarefa de desvendar a mensagem. Descobrem: um certo homem, de nome Douglas, corre perigo. Poucos minutos após a descoberta, surge, no apartamento de Holmes, MacDonald, detetive da Scotland Yard, que ocasionalmente pedia o auxílio de Holmes quando se via em dificuldades em suas investigações. Este comunicou aos dois homens que o tal do Douglas, que antes estava apenas em perigo, tinha sido brutalmente assassinado.
Os três rumaram para Birlstone. Lá tomaram conhecimento dos detalhes do crime, mas este mostrava-se horrivelmente intricado.
Sir Arthur Conan Doyle, um dos maiores mestres do romance policial, nos faz criar consideráveis teorias. Suspeitamos da esposa do Sr. Douglas; de seu amigo, Cecil Barker; estranhamos o depoimento do mordomo, Ames, e da velha governanta Allen.
Porém, como todo bom romance policial, nada é o que parece. A solução que Sherlock Holmes nos apresenta no fim da primeira parte é espetacular, e literalmente, nos deixam boquiabertos.
Seguindo a técnica usada em Um estudo em vermelho, a segunda parte da estória conta como tudo se deu, nos é apresentada toda a estória, obtemos conhecimento acontecimentos cruciais para que entendamos a razão do crime mostrado na primeira parte.
Como sempre, Conan Doyle sabe impressionar seus leitores com estórias brilhantemente boladas e com finais pomposos.
O Vale do Terror é mais que do que indicado para os amantes da literatura policial.

*

Pois bem, quem quer ganhar um exemplar d'O Vale do Terror? Para participar, é muito fácil. Siga as instruções e cruze os dedinhos:

* Seguiu o blog? Preencha uma vez o formulário.
* Seguiu o Twitter do Sacudindo Palavras (@shakingwords)? Preencha uma vez o formulário.
* Seguiu o Twitter da Editora Martin Claret (@EdMartinClaret)? Preencha uma vez o formulário.
* Curtiu a Fan Page do Sacudindo Palavras no Facebook? Preencha uma vez o formulário.
* Curtiu a Fan Page da Editora Martin Claret no Facebook? Preencha uma vez o formulário.
* Divulgue a seguinte frase no Twitter (até dez vezes por dia): "#PROMO: A @EdMartinClaret e o @shakingwords vão me dar O Vale do Terror! http://grem.io/W0A #SherlockHolmes". Preencha o formulário a cada divulgação.

As inscrições na promoção são válidas até o dia 22/05. O sorteio será feito pelo site Random.org. Entrarei em contato com o ganhador pelo e-mail sacudindopalavras@live.com, solicitando seus dados, como nome e endereço para o envio do livro. O ganhador terá quatro dias para responder o e-mail. Caso não responda nesse prazo, farei outro sorteio.
Participem e convidem os amigos a participarem também!

*

Eu sei, eu sei, demorei de novo a postar aqui. Quem me acompanha no Twitter e no Facebook sabe que ando numa séria concentração para a Etapa Norte/Nordeste do Circuito CAIXA (ainda essa semana publico um post sobre a competição aqui no blog), e por esse motivo ando sem disposição física e mental para blogar. Andei procrastinando, inclusive, com as minhas leituras. Porém, aí está a resenha que já deveria ter feito há tempo. Espero que tenham gostado. Acho que ficou um pouco melhor do que a primeira.
Um abraço da @ericona.
Hasta la vista!

12 comentários:

  1. Oi, Eriquíssima!
    Pois então, eu vou bater na mesma tecla que bati na sua outra resenha: evite falar muito sobre o enredo e caia de cabeça na sua opinião sobre os detalhes do livro! Boto a maior fé no seu lado crítico, amiga! Não tenha medo de se expor, principalmente porque é o seu ponto de vista que vai fazer com que outras pessoas se interessem pelo livro! OU SEJA, dê a cara a tapa e seja feliz. hahahaha

    E já estou participando da promoção! Espero que seja a primeira de muitas!


    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu confesso, eu confesso, me apedreje, me chame de herege, me julgue e me condene aos ostracismo, MAS, não consigo amar o suspense.

    Se eu puder não ler, não leio lindamente, o ultimo livro nesse estilo que adquirir foi o Gota de Sangue e porque me encantei com o autor, então pelo santo beijei o altar rsrsrs...

    Mas sua resenha tá massa Erica... Continuamos torcendo por vc, cheros e sorte nesse sorteio... Opa, trocadilho mode on!

    ResponderExcluir
  3. Mas é claro que amei a promoção e já estou participando *_______________________*
    Gostei do livro, concordo com o Tiêgo,em falar do resumo, faltou sua opinião do livro Erica :/ Mas aos poucos vamos evoluindo em nossas resenhas <3

    Beijos!
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  4. Sherlock Holmes é único né!
    Como adoro as histórias desse detetive singular.
    Bacana sua resenha Ericona!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua resenha, e tenho um carinho todo especial por Sherlok, os livros sempre são de tirar o fôlego e nos fazem raciocinar como possivelmente será o desfecho. Ainda não li este mas já estará na minha lista de leitura.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Sou pernambucana sim! :D
    Obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  7. Costumo gostar de livros desse gênero. Esse parece ser bem interessante. Mas eu espero ganhá-lo para ter certeza, é claro. hihi
    Histórias de detetives fascinam!
    Beijos.
    http://miasodre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito fã desse gênero, mas sempre digo que ainda quero ler os livros desse autor porque, apesar de conhecer as estratégias brilhantes de Sherlock do cinema, quero conhecê-los dos livros. Quero tirar minhas próprias conclusões sobre ele =)
    Adoro esses livros que deixam a gente suspeitar de todo mundo e onde nada é o que parece, hehe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Juro que quando minha preguiça for embora, eu vou participar! Quem sabe dessa vez eu tenho sorte né?
    Concordo com os amiguinhos ali de cima, você tem falado muito sobre a estória em si, e deixa de expor sua opinião sobre a mesma... Mas nada melhor que a experiencia pra fazer com que isso melhore né?
    Beeijos lindona!

    ResponderExcluir
  10. eu compro os livros dessa editora.
    são bem baratos \o/

    vontade de fazer uma promoção assim lá no meu blog, ele tá precisando de uma animada!

    ResponderExcluir
  11. Ah menina, falta de tempo anda perseguindo tds... faz parte né... e eu vi mesmo do face sua maratona com a natação! Se dedique muito e continue trazendo orgulho pra gente! hehehehehehe
    bjãoo!

    ResponderExcluir
  12. O livro parece ser excelente. Vou participar da promoção.

    Beijos

    ResponderExcluir

Olá!
Que bom te ver aqui no Sacudindo Palavras.
Seja muito bem-vindo (a).
Deixa um recadinho pra mim.
Gratidão.
💙